Especial Homens Lendários: John DeLorean


Se tem um tipo de carro que se tornou um mito na industria automobilística foram os "Muscle Cars" que reinaram absolutos nos Estados Unidos entre o final da década de 60 e o início da década de 70 do século XX antes da crise do petróleo, mas quem foi o precursor da ideia? Seu nome... John Zachary DeLorean.
DeLorean nasceu na chamada "capital do automóvel", Detroit em 1925, seu pai trabalhou na fundição da Ford e de certa forma isso acabou por influenciar a sua carreira. Formou se em engenharia mecânica em 1948 e trabalhou em algumas empresas como a Chrysler Institute e a Packard até chegar a GM em 1956 para trabalhar na Pontiac que na época produzia carros cujo o perfil atendiam mais uma clientela conservadora, ou seja, senhores sisudos e sérios e a divisão estava querendo mudar esse perfil atingindo um público jovem com carros com tendência esportiva aliada a descrição.
Desenvolvendo o seu trabalho de forma brilhante e eficiente DeLorean é promovido em 1961 a chefe de engenharia e três anos depois trabalhando na nova identidade visual do Tempest resolve incorporar a sua mecânica um motor V8 389 de 6,4 L e o denominava de GTO.

Pontiac GTO 1965 em amarelo (clique aqui para rever as fotos da míni)

Nascia assim toda uma gama de novos carros compactos (para os padrões norte-americanos) com motores grandes e potência, os "Muscle Cars" ou "Carros Musculosos" que duraria dez anos até desaparecer frente a crise do petróleo e as normas de emissão de poluentes.
O sucesso do GTO levou DeLorean a diretor da divisão em 1965 e o seu pioneirismo projetou o seu nome no cenário empresarial e na sociedade estadunidense o tornando uma verdadeira celebridade. E os projetos não pararam por ai, em 1967 novamente sob o seu comando é lançado o Pontiac Firebird derivado do Chevrolet Camaro num passo maior da montadora para se aproximar dos jovens.

Pontiac Firebird 1967 em verde (Clique aqui para rever as fotos dessa míni)

Diante de tanto sucesso DeLorean é alçado ao posto de diretor da Chevrolet, a principal divisão da GM em 1969 e a ele é confiado a renovação do Camaro que seria lançado em 1970.

Chevrolet Camaro 1970 (Clique aqui para rever as fotos dessa míni)

No início da década de 70 a GM troca de presidente e com essa mudança o trabalho de DeLorean, que antes estava focado na criatividade, passa a ficar centrado em funções mais administrativas o que o desagradava, mesmo assim diante das ótimas vendas a GM o promove a vice-presidente de automóveis e veículos industriais em 1972, no entanto um ano depois seu ciclo encerrava-se na empresa.


DeLorean não ficou muito tempo parado e começou a trabalhar num projeto de um carro que fosse seu, que tivesse a sua marca, o seu sobre-nome e a sua ousadia, mas ele sábia que apenas a sua fortuna não seria suficiente para tocar o projeto e por isso foi em busca de parceiros ao redor do mundo até encontrar apoio no governo da Irlanda do Norte, precisamente em Belfast (onde foi construído o Titanic) local onde foi instalada a fabrica através da parceria com o governo que se animou com a quantidade de empregos gerados.


O projeto do carro que levaria o seu nome contou primeiro com a ajuda de Giorgetto Giugiaro na época trabalhando na Italdesign, na fase final próximo do lançamento recebeu a ajuda de um outro gênio do design Colin Chapman. Finalmente, em 1980 era apresentado no Salão de Birmingham, Inglaterra o DMC-12 que chegaria ao mercado norte-americano no ano seguinte a um preço de US$ 25 mil dólares, um valor considerado alto para a época.

DeLorean DMC-12

Apesar do inicio das vendas promissoras a quantidade de pedidos caiu drasticamente no final daquele ano, a situação ia de mal a pior e como resultado o governo britânico resolveu fechar a fabrica após 7.409 unidades produzidas, um duro golpe para DeLorean. Quatorze anos depois, em 19 de março de 2005, aos 80 anos de idade, John Zachary DeLorean falecia no estado de New Jersey (próximo de sua Detroit) vitima de um derrame cerebral e de complicações cardíacas.

Time Machine I

Apesar de ter sido um fracasso de vendas no seu tempo, o nome DeLorean e o DMC-12 ficariam para sempre imortalizados na trilogia de filmes "De Volta para o Futuro" onde o carro aparece como uma máquina do tempo. Para quem é apaixonado por carros e mais ainda pelos "Muscle Cars" contar um pouco da história de quem criou esse segmento e toda uma geração de carro é importante e ai esta.

Fonte de pesquisa: O especial do site Best Car que pode ser conferido aqui.



Comentários

  1. Parabéns pela história, eu tenho todos esses De Lorean e minha coleção começou por ser fã do filme De volta para o futuro e esses serem meus primeiros modelos.

    ResponderExcluir
  2. Curioso o destino de cada ser humano nesse planeta. DeLorean foi o responsavel (junto dos geniais engenheiros Russell Gee, Bill Collins) pelo primeiro muscle car (apesar de controversias), tem uma ascensão fantastica na GM e no que seria seu maior projeto, apesar do suporte de uma Casa Giugiaro e de Chapman, tudo leva a crer numa escolha errada da motorização. Mas, apesar de outros problemas, a marca do gênio permanece - apesar de tudo. O DeLorean DMC-12 já passou da condiçao de carro a de lenda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas