Mazda RX-7

Um carro com um motor bem diferente dos conhecidos, a Mazda apostou numa ideia que por um tempo funcionou mais não se traduziu em sucesso. O Mazda RX-7 foi em sua época de lançamento o esportivo escolhido para ser equipado com o motor Wankel (rotativo), o principal diferencial para os motores convencionais é que ele não utiliza os pistões o que reduz a fricção e a resistência na movimentação. Menos componentes resultou em um carro leve com um peso total de 1.065 kg, alem de um desenho de linhas harmônicas que contribuíram para a sua aerodinâmica. O primeiro motor desse tipo utilizado no RX-7 foi o 12A de dois rotores de 572 cm3 (equivalente a um motor 2,3 L convencional), que desenvolvia 105 cv de potência e 14,4 m.kgf de torque que fazia o modelo atingir 195 km/h de velocidade máxima. Na Hot Wheels eu apresento o Mazda RX-7 da linha básica 2012 (lançamento)  com pintura preta e rodas MC5.










Pelo o seu design com a esportividade característica que podia ser customizada pelos apreciadores, o Mazda RX-7 se tornou um clássico no Japão e em outros mercado onde foi comercializado e a proposta do motor Wankel apesar de ter fracassado no passado por conta do alto consumo de combustível e o desgaste prematuro de suas peças, continua em desenvolvimento e quem sabe no futuro possa ser uma alternativa aos motores com pistões. A míni ficou ótima e bem fiel ao modelo do período de 1978-1982 e eu não poderia mesmo deixá-la fora da coleção. Essa ai eu consegui na Le Biscuit de Salvador no final de agosto.

Ficou curioso sobre o motor Wankel? Acesse aqui um especial sobre ele no site do Best Car.



Comentários

Postagens mais visitadas