Anos 1950: Ford Thunderbird 1957

Nem tudo eram flores nos anos 1950, é nesse período que ocorre a guerra da coreia com duração de três anos, cujos protagonistas principais são os Estados Unidos (Capitalista) e a China (Comunista). Como se não bastasse, explode a guerra entre o Vietnã do norte contra o do sul no final da década, o que opõe de forma indireta os Estados Unidos e a União Soviética - eram os anos da guerra fria entre essas duas super-potências -, e onde os países do mundo tinham que escolher um lado.
Enquanto isso, a Ford e a GM travavam as suas disputas para definir quem seria a maior fabricante de carros dos Estados Unidos, e numa época onde os seus carros eram muito semelhantes, ou seja, grandes, luxuosos, conservadores, elas resolveram inovar partindo para a criação de legítimos modelos esportivos de tamanho menor (como ocorria na Europa). A Ford sai na frente lançando o pássaro-trovão (Thunderbird), um esportivo pequeno, que rapidamente caiu no gosto dos americanos se traduzindo em ótimas vendas. A versão de 1957, considerada por muitos especialistas como a melhor, vinha com motor V8 312 que rendia 285 cv de potência com o câmbio automático. Na Hot Wheels eu apresento o '57 T-Bird do Kit Racing 2-pack de 2011 que vem com pintura vermelha, flames e rodas WSP.









No Brasil, observa-se dois momentos marcantes nessa época: o suicídio do presidente Getúlio Vargas e a eleição de Juscelino Kubitschek para a presidência do país, que levaria a um ciclo de crescimento da industria e a construção da nova capital da nação.
Falando da mini, eu fiquei um tempão para comprar esse 2-Pack da Hot Wheels, até hoje é possível encontrá-los nas principais lojas, definitivamente ele não emplacou (e não é difícil enter o porque), mas como não encontrava nem o T-Bird, e nem o Dodge Charger 1967 nas lojas separados, resolvi pegar na Lê Biscuit de Salvador em janeiro desse ano.

Encerramento do Especial - Anos 1950 que trouxe curiosidades e alguns dos clássicos que rodavam nas ruas e estradas da época.

Quer saber mais sobre a Guerra do Vietnã? Acesse aqui um resumo no site Sua pesquisa.com.

Quer saber mais sobre o Ford Thunderbird? Acesse aqui um Especial do site Best Car.





Comentários

Postagens mais visitadas