Anos 1960: Plymouth GTX '67

Vamos falar de esporte nos anos 1960 com o destaque para a Formula Um. Esse período mostra a evolução da categoria, com os carros partindo de motores com 160 cv de potência no início da década e terminando com 450 cv, é a fase onde os motores deixam a frente para ocupar a traseira dos carros e, por fim, é onde a aerodinâmica começa a ganhar destaque com o aparecimento dos primeiros modelos com aerofólio dianteiro e traseiro. E entre os carros de rua? Esses anos representam o auge dos chamados "Muscle Car".
O Plymouth GTX é um desses carros que fizeram sucesso nesse período, lançado como uma variação do Belvedere, ele trazia como diferenciais em relação ao Belvedere original: grade dianteira e extremidade traseira, um capô com entradas falsas de ar, bocal de combustível na cor prata e faixas decorativas (opcionais). Na motorização, o GTX vinha na versão de 1967 com um V8 de 7,2 L Super Comando 440 que gerava 375 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o '67 Plymouth GTX da linha básica 2012 com pintura metálica cobre e rodas MC5.









Não poderia falar de esportes sem falar de futebol, nesse período ocorreram duas copas do mundo, com o Brasil ganhando a de 1962 no Chile (bicampeonato) e a Inglaterra ganhando a copa de 1966 em casa. 
Falando da mini, eu particularmente não estava com pressa de pegar esse modelo nas lojas, que é uma figura fácil de encontrar mesmo nos dias atuais na região, felizmente o meu irmão Fábio me poupou de gastar com a aquisição e me presenteou em setembro de 2012, e como é um "Muscle Car", fiquei muito feliz.

Quer saber mais sobre o Plymouth GTX? Acesse aqui no site da Wikipédia (em inglês).

Quer saber mais sobre a década de 60 do século XX na Formula Um? Acesse aqui no site GPTotal (em português).



Comentários

  1. muito legal esse modelo.... se não estou enganado richard petty guiou um desses na nascar...show... vlw pela materia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas