Especial Brasil 3: Dodge Dart

Mais um Especial Brasil começando, o segundo em comemoração a semana da independência do país, as minis e as cores - como no ano passado - foram escolhidas a dedo, por isso vamos a primeira lenda.
O Dodge Dart foi o primeiro modelo americano produzido pela Chrysler do Brasil S.A., sua apresentação ao público ocorreu em outubro de 1969, inicialmente em versão única de quatro portas, com um único tipo de acabamento, e motor V8 de 5,2 L que geravam 198 cv de potência bruta, um verdadeiro "Muscle Car Nacional". Na Hot Wheels eu apresento o '68 Dodge Dart da linha básica 2012 com pintura metálica azul e rodas 5SP.

 





Abaixo as duas variações de cores da Mainline 2012.



Estava devendo uma postagem do Dodge Dart focada na versão brasileira, pois aqui ele fez muita história com uma legião de apaixonados daquela época e do momento atual, e isso é justificável, afinal de contas ele foi o primeiro possante a vir com potência e motor de verdade, embora o tanque fosse pequeno para o seu consumo, eram 62 litros para 5 km/l, mas naquela época quem se importava? A versão da Hot Wheels é semelhante a produzida inicialmente no país, embora eu torça pelo lançamento de um outro modelo com mais características. Essa mini eu consegui na Lê Biscuit de Camaçari em abril desse ano.

Quer saber mais sobre a história do Dodge Dart no Brasil? Acesse o Especial Os V8 que deixaram saudades no site Best Car (em português).

Aproveite e veja a postagem da versão vermelha no blog com imagens feitas ao ar livre.


Comentários

Postagens mais visitadas