Especial Detalhes: Pintura

E o blog chega a última parte do Especial Detalhes que vai ser focado na pintura, uma característica muito observada pelos colecionadores e que é muito explorada pelas marcas de miniaturas, vamos a ela.

Como ocorreu nos outros especiais, as marcas presentes nesse são (na ordem da esquerda para a direita): Hot Wheels, Matchbox, Maisto, Kyosho, Welly, M2 Machines, Greenlight e a Johnny Lightining.



Quem vai em uma loja com miniaturas a venda vai se deparar imediatamente com a cor delas, o efeito visual é o que marca, por isso escolher as cores certas é um fator determinante.

Nos tempos atuais a pintura a nível industrial é feita utilizando processos similares aos observados na industria automotiva, ou seja, a carroceria passa por aquecimento para favorecer o pegamento da tinta, que por sua vez é fixada por uma pulverização eletrostática que garante a distribuição de forma uniforme. Os decais são inseridos através de máquinas especificas que garantem a precisão e a proporção que a miniatura requer. Os destalhes específicos que demandam maior atenção e cuidado são feitos manualmente por equipes devidamente treinadas.

No caso da Hot Wheels existe uma particularidade, a pintura Spectraflame utilizada nos primeiros anos da marca, a sua composição que falei no post A pintura dos Hot Wheels traz um brilho que destacava os seus modelos, depois de alguns anos sem utilizá-la a Spectraflame retornou a sua linha de miniaturas, mas dessa vez limitadas as edições do Red Line Club e aos Treasure Hunts da linha básica.
Acima você observa a versão da esquerda com pintura Spectraflame e a da direita com a pintura convencional.
Mas qual a relevância da pintura na composição da miniatura? Isso vai depender do gosto do colecionador - para aqueles que gostam da fidelidade ao carro original - o modelo tem que possuir cores que sejam idênticas a eles, para outros colecionadores imaginar como seria o carro dos sonhos em outras cores, alem das originais é algo muito positivo.
Acima a Lamborghini Gallardo Superleggera da Kyosho com uma cor oficial e a da Hot Wheels com uma proposta diferente.
Para as marcas de miniaturas essa questão é mais delicada, pois o investimento feito no projeto de uma miniatura é alto, e para que exista um retorno rentável é preciso que várias replicas sejam produzidas, sendo que para isso variações de cores tornam-se uma necessidade, por isso a maioria das marcas conhecidas exploram seus exemplares a exaustão, é só observar na M2 Machines, na Greenlight, na Matchbox e claro, na Hot Wheels.

Acima variações de cores para o Subaru STI WRX na Hot Wheels.
Nem todas as montadores que licenciam os seus produtos aceitam uma grande quantidade de variações de cores, é o caso da Mercedes-Benz, que deixa bem claro as cores autorizadas a serem reproduzidas nas miniaturas, e esse acaba sendo um dos motivos para ela se manter ausente das linhas da Mattel (Hot Wheels e Matchbox).
Acima um Mercedes-Benz SL 55 AMG da Maisto com a cor original do carro.
Mas a pintura envolve outros detalhes na miniatura, boa parte das fabricantes utilizam a mesma para identificar os faróis, as maçanetas das portas, o bocal de combustível e outras partes.


Já os decais, atualmente existem máquinas que fixam os mesmos diretamente na carroceria, isso garante uma maior durabilidade e fidelidade ao modelo. A presença dos decais é ótima para a reprodução de minis que representam carros de corrida, temáticos e afins, o problema é que nem todas as marcas autorizam a sua utilização, ou cobram caro pelo uso das mesmas, ou ainda a legislação pode não permitir a exposição - como no caso das marcas de cigarro -.

O Porsche 935/78 acima da Hot Wheels traz uma pintura que remete a equipe da Martini na época, mas sem os decais originais.
É claro que nem tudo é perfeito, independente da marca os defeitos na pintura podem aparecer, essas miniaturas deveriam então ser descartadas ainda na linha de produção, mas algumas vezes elas chegam as lojas para a decepção de quem busca aquele modelo tão desejado.
Acima o Ford Shelby Mustang GT-500 Super Snake em sua versão Super T-Hunt com a pintura descascada na lateral.
Como é possível observar, as marcas tem dado uma imensa atenção a esse item com investimentos em tecnologia que garantam que a pintura possa durar por muitos anos, alem disso, as cores lançadas tem procurado agradar a todos os gostos, pois quem não gosta de uma pode ter a opção de outras, dessa maneira o hobby vai se mantendo e novos apaixonados vão surgindo.

Chegando ao fim desse Especial que procurou de forma simples trazer uma luz sobre alguns dos principais detalhes observados nas miniaturas, o objetivo não foi mostrar quem é o melhor ou o pior, mas mostrar que cada uma das marcas participantes tem as suas qualidades e os seus pontos a melhorar, e que no final o que importa é gostar do que se coleciona.



Comentários

  1. Não adianta, o gosto pela marca da mo tadora prevalece na hora da compra da mini, seja pelo modelo ou seja pela marca da montadora. Não importa o quanto a marca da mini peque

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    1. Comprei muito hot Wheels "feio" para ter o ano do modelo na coleção

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