Os Shelby Mustang Atuais


Com o encerramento de mais um especial Carrol Shelby (1923-2012) do blog era preciso fazer uma espécie de resumo sobre a contribuição do texano nas versões exclusivas da penúltima geração do Ford Mustang. Para quem acompanha o mundo dos carros e do Mustang sabe que a geração que verdadeiramente o tirou do limbo foi a de 2005 com o seu visual retro, e foi aproveitando toda a boa repercussão que a Ford começou a trabalhar no relançamento de versões que fizeram muito sucesso na época de ouro do "Muscle", e isso incluía é claro, os Shelby.
Acima o Shelby Mustang GT-500 2007
Trinta e sete anos já haviam se passado desde o último Shelby Mustang, as rusgas haviam ficado para traz e em parceria com a SVT (Special Vehicle Team) - divisão de carros preparados da Ford - Shelby voltou a colocar a sua marca no cavalo alado com a apresentação do Shelby GT-500 em 2007, e não era apenas o nome e a faixa ao longo do centro do carro que estavam presentes, o talento do texano para a preparação na parte mecânica também.

Para deixá-lo ainda mais esportivo Shelby trouxe de cara o motor V8 de 5,4 litros do Ford GT com supercharged que lhe renderam na preparação 507 cv de potência acoplado a um cambio de seis velocidades manuais, que incluíram ainda suspensão reforçada, freios Brembo grandes e pneus de alta perfomance. A aerodinâmica também foi trabalhada e itens como saídas de ar no capô foram incluídos para garantir uma melhor refrigeração do motor. Com todos esse atributos não era de se esperar que muitos fossem produzidos, como de fato não foram, apenas 10 mil unidades, afinal de contas as lendas também são conhecidas pela quantidade limitada.
Acima o Shelby Mustang GT de 2008.
Mas além do ícone GT-500, a Ford e Shelby prepararam também uma versão GT com produção limitada a 500 unidades em 2007 e 2300 unidades no ano seguinte. Mais uma vez a mecânica era o seu ponto alto com destaque para o motor V8 de 4,6 que gerava 322 cv de potência com um câmbio Hurst de cinco marchas e escapamento duplo. Externamente, o Shelby Mustang GT apresentava grade de alumínio, o logo do Mustang na frente, o nome Shelby no porta-malas e Shelby GT na lateral dianteira inferior.
Acima o Shelby Mustang GT-500 versão 2010.
A diferença principal entre as versões Shelby GT  e a Shelby GT-500 esta na motorização, conforme pode-se perceber nas descrições acima, além de mudanças no capô e na grade dianteira.

Para 2009 a SVT e a Shelby fizeram melhorias no GT-500 elevando a sua potência de 507 para 547 cv, além disso, o modelo recebia um novo capô com entrada de ar, e um visual em sintonia com as mudanças visuais da época, mas com uma pegada mais agressiva.

O GT-500 era muito potente e rápido, mas ainda era pouco, por isso a Ford foi além com a versão GT-500 Super Snake, o mais potente de todos com as opções de 630 ou 725 cv, só que ele não é um modelo originalmente montado na fabrica, trata-se de um kit criado para o GT-500 de 2010 que incluem ainda os logos da Shelby American, capô novo, retirada dos vidros traseiros laterais, rodas de 20 polegadas e interior personalizado, tudo isso para apenas 500 felizardos a um custo total de 65 mil dólares.
Acima o Shelby Mustang GT-500 Super Snake 2010.
As breves observações apresentadas no post mostra como o retorno dos Shelby Mustang não poderia ter ocorrido em momento melhor, pois a evolução das tecnologias utilizadas na produção de propulsores permitiu o retorno dos tempos áureos americanos com muito mais potência e "menos" consumo.
Falando um pouco sobre o mundo das miniaturas, o Ford Mustang é um dos modelos mais copiados nas diversas escalas ao redor do mundo, por isso as versões como a Shelby são muito bem vindas, embora na escala 1:64 ainda careçam de melhores detalhes.
Acima a versão Super Treasure Hunt de 2013 da Hot Wheels.

Saiba mais sobre o Shelby GT-500 de 2007 acessando o comparativo do site HowStuffWorks (em inglês).

Veja também mais informações sobre o Shelby Mustang GT de 2008 acessando a reportagem do site About.com Mustang (em inglês).

Não deixe também de conferir mais informações sobre o Shelby Mustang GT-500 Super Snake no site da revista Car and Driver (em inglês).


Comentários

  1. Ese amarillo que muestras al principio me gustó mucho; el resto también.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Juanh,

      Shelby são sempre maravilhosos mesmo.

      Abração,

      Excluir
  2. muito bom, curto miniaturas de carros e esse blog é super legal :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      Fico muito feliz que esteja gostando do blog, continue a visitá-lo e pode comentar a vontade.

      Abração,

      Excluir
  3. Respostas
    1. Saudações,

      Muito obrigado, que bom que gostaste!!!

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas