Esp. Brasil 4: Dodge Charger Brasil 1974

O início da primeira semana Brasil do mês não poderia ser melhor, com a apresentação da segunda cor de um grande clássico lançado pela Hot Wheels no ano, vamos a ele. O Brasil pode se orgulhar de ter tido um Dodge Charger brasileiro - na verdade um modelo derivado do Dart - apresentado em 1971, e como o irmão americano ele não decepcionou no quesito potência, simplicidade e consumo. A versão de 1974 é emblemática, pois veio com um recurso inédito na época, o cambio automático de três marchas no assoalho, além disso novas faixas laterais e rodas esportivas. Sua grade dianteira composta por faróis escondidos na grade era uma marca e a versão R/T com motor V8 de 318 pol3. que gerava 215 cv de potência era a mais desejada. Na Hot Wheels eu apresento o '74 Dodge Charger Brazilian da linha básica 2014 (lançamento) com pintura vermelha e rodas MC5.













O Dodge Charger brasileiro é mais um ícone de um tempo no país em que ainda era possível acreditar na produção local de carros realmente potentes, ao lado do Ford Maverick GT e do Chevrolet Opala SS formavam a trinca das três grandes no país. Em relação a mini, esse é o quinto modelo lançado pela Hot Wheels em homenagem ao Brasil - pode-se considerar seis se incluir a Kool Kombi - mostrando que apesar dos pesares ainda existe um reconhecimento da marca com o país, o projeto ficou muito bom para os padrões da Hot Wheels, a dianteira não deixa duvidas que é o Charger, e como todo lançamento ele vem com a pintura e detalhes de uma versão real da época. Essa mini eu consegui com o amigo e grande colecionador Luis Carlos Berenguer, mais conhecido como Khabello de Salvador, neste mês de abril.

Veja mais sobre a história do Dodge Dart e do Charger brasileiros acessando Os V8 que deixaram saudades no site Best Cars (em português).



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas