Dodge Charger Daytona

O Ford Torino teve uma carreira nas pistas de corridas da Nascar, e o seu principal oponente foi o Dodge Charger, especificamente a versão Daytona, criado exatamente para derrotá-lo. Vamos conhecer um pouco mais.

Para a temporada de 1969 na Nascar, a Chrysler preparou uma versão do Dodge Charger chamada de 500, o modelo foi para a pista e o resultado foi uma surra do Ford Torino Talladega - criado também para a mesma competição -. Era preciso fazer algo para mudar essa condição, foi ai que surgiu a ideia de investir em aspectos aerodinâmicos para garantir que o carro pudesse ser mais veloz, surgia o Dodge Charger Daytona - o nome era uma homenagem ao circuito de Daytona, nos Estados Unidos - que possuía 23 modificações em relação a versão conhecida de rua. A motorização era composta por um V8 Magnum de 7,2 litros capaz de gerar 380 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o '69 Dodge Charger Daytona da linha básica 2014 com pintura verde perola e rodas MC5 pretas.







Abaixo a família reunida.
Abaixo as duas variações de cores da Mainline 2014.

Mainline 2013 representando a versão do filme Velozes e Furiosos 6.
Abaixo com o seu maior rival na Nascar, o Ford Torino Talladega.

Se analisarmos bem, o Dodge Charger Daytona deve muito a sua existência ao Torino Talladega, pois foi o bom projeto da Ford que levou ao seu desenvolvimento. Bom para os apaixonados pelo design do carro. 

Em relação a mini, é a segunda cor da linha básica desse ano, e ela corresponde a uma opção verdadeira do carro original, bom para quem gosta desses aspectos - que é o meu caso -. 

Essa miniatura o meu amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello) conseguiu para mim no início desse mês.

Veja também as especificações do Dodge Charger Daytona no site HowStuffWorks (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas