Os estúdios Hanna-Barbera

A segunda década do século XXI é da ascensão das miniaturas de carros temáticos e daqueles que trazem alguma lembrança dos personagens das animações, filmes ou séries de TV, é o caso dos estúdios Hanna-Barbera.

O que tem em comum Tom & Jerry e Scooby-Doo? Ou ainda os Flintstones e os Jetsons? Todos eles nasceram a partir das ideias de dois gênios da animação, William Hanna e Joseph Barbera. Se você era criança, adolescente ou adulto nos anos 1980 então com certeza deve se lembrar de uma imensa variedade de animações - ou desenho animados como chamávamos - que passava na televisão, boa parte deles foram concebidos pelos estúdios Hanna-Barbera, fundado em 1944. A popularização dos desenhos ganharam forma com a massificação da televisão nos anos 1950, nessa época os canais buscavam programas que pudessem prender a atenção do público.

Entre os personagens famosos que surgiram nessa época pode-se destacar Zé Colmeia e Os Smurfs - lembrando que a lista é bem maior -, e quando os desenhos ganharam ainda mais importância na TV veios Os Flintstones, Os Jetsons, Manda Chuva, Scooby-Doo e outros que eram exibidos em horário nobre nos Estados Unidos, período de uma fase "inocente" do público.

Os anos 1960, os heróis mascarados ganham importância e é nessa esteira que uma outra leva maravilhosa de personagens aparecem como: Os impossíveis, A Formiga Atômica, Space Ghost, Homem Passaro, Dinamite - O bionicão e vários outros.

E não se pode esquecer também da Corrida mais louca da TV com carros ultra exóticos e uma turma incrivelmente louca como: Dick Vigarista e Muttley, Irmãos Rocha, Medonho e Medinho, A Quadrilha da Morte e a belíssima Penelope Charmosa, isso apenas para citar alguns.

Os anos 1980 chegaram e as animações da Hanna-Barbera estavam consolidados no mercado, presentes nos mais variados horários das televisões do mundo, no Brasil eram obrigatórios nas manhãs de segunda a sábado.

Mas ai veio o novo século, as animações foram perdendo força na TV aberta, o novo mercado estava presente nos canais fechados, só que o interesse da criança e dos jovens estava nas novas animações com pintura e temática diferente, a inocência definitivamente havia deixado de existir.

Muito bem, mas o que isso tem haver com miniaturas? Tudo! Quem não sonhou em ter a Mystery Machine da turma do Scooby-Doo? O carros dos Flintstones ou a nave dos Jetsons? Se você era um apaixonado pelos desenho, então esse era um dos seus desejos. Mas as marcas foram mais longe, a Hot Wheels aproveitou o momento e nos últimos anos tem lançado minis do seu portfólio com a pintura dos personagens da Hanna-Barbera, e tem feito um grande sucesso com isso.

Mas, e vocês o que acham disso? Quais eram os seus personagens preferidos dos estúdios Hanna-Barbera? Que modelos ainda faltam aparecer em escala? O que mais você tem saudade nessas animações? Comente.

Veja mais sobre a Hanna-Barbera acessando O fim da era Hanna-Barbera no blog Café Pretto (em português).

Veja também Os heróis da Hanna-Barbera do site Legião dos Heróis com uma relação dos personagens mascarados que combatiam o crime.



Comentários

  1. Os anos de ouro do desenho animado - genial, sem violencia, agradavel para todas as idades....hoje, revejo esses desenhos, que vi há mais de 40 anos atrás, como se tivessem sido lançados ontem. Geniais e vao estar sempre vivos na memória !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas