Semana da Patria: Dodge Charger Brasileiro

Qual o outro país, além dos Estados Unidos, teve um Dodge Charger com design próprio e de produção local? Pois é, quem diria, o Brasil. Vamos a ele.

É interessante observar que houve um tempo no Brasil que se ensaiou a produção e o lançamento de carrões com motores potentes - seguindo o padrão americano -. No final dos anos 1960, a Chrysler com a sua marca Dodge resolveu lançar uma versão do Dart com motor V8, desse momento em diante, uma boa safra de novos carros apareceram, inclusive um certo Charger em 1970. A primeira versão de 1971 vinha completo com bancos dianteiros individuais com console central, cambio de quatro marchas, freios a disco na dianteira e conta-giros, parece pouco, mas lembre-se que eram os anos 1970. Na motorização o destaque ficava para o motor V8 318 com potência bruta de 215 cv, torque de 42,9 kgfm e velocidade máxima de 190 km/h. Na Hot Wheels eu apresento o 1974 Brazilian Dodge Charger da linha básica 2014 (lançamento) com pintura amarela e rodas MC5.











Abaixo com a segunda cor apresentada esse ano.



Como nos Estados Unidos, no Brasil também teve a opção R/T, a esportiva com detalhes que incluíam faixas laterais com a sigla e o nome, e cores exóticas como o amarelo, o vermelho e o laranja. A economia do carro não era o seu forte, mas quem ligava para isso na época? Pelo menos antes da crise mundial do petróleo.

Em relação a mini, essa é a primeira cor apresentada pela Hot Wheels que remete uma das opções do original citada acima. Para um país que não dispõe de exemplares na escala 1:64 dos modelos "nacionais", ela ficou decente, faltam os detalhes de sempre, mas não se pode esquecer que é a linha básica.

Essa miniatura o amigo e grande colecionador de Porto Alegre, o Nilton (newtcs), conseguiu para mim em março desse ano.


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