Toyota Corolla AE-86

Quando a Toyota encomendou o projeto AE-86 em 1983 não poderia imaginar que se tornaria uma lenda entre os apaixonados por carros, mas por que isso?

O AE-86 é o último Corolla com tração traseira, sua produção foi de 1983 a 1987, com dois modelos sendo lançados: o Sprinter Trueno, com faróis escamoteáveis e o Corolla Levin, com faróis retangulares. Externamente os carros não tinham nada de interessante ou esportivo. Mas o seu ponto forte mesmo estava no conjunto, seu peso variava entre 900 e 1000 quilos, distribuídos muito bem entre a dianteira e a traseira. Para completar, um motor de quatro cilindros de 1,6 litros com duplo comando de válvulas no cabeçote que gerava 130 cv de potência com 14 kgfm de torque. Na Hot Wheels eu apresento o Toyota AE-86 da linha básica 2013 com pintura preta e rodas MC5.








Abaixo a família reunida.
Abaixo a dupla da Mainline 2013.



Mainline 2014.
Car of the Decades

A combinação citada acima aliada ao preço fizeram do Toyota AE-86 uma ótima opção para os apaixonados por velocidade e adrenalina. Só que a sua fama ganharia força mesmo com a divulgação dos vídeos de drift de Keiichi Tsuchiya - considerado o "rei do drift" - em 1987, e o mangá Initial D eternizando-o como uma lenda.

Em relação a mini, primeira variação de cor da Mainline 2013, uma combinação de cores que lembrava o modelo utilizado na animação Initial D com uma grafia na lateral, o resultado ficou simples e muito bonito, embora a versão da série Car of the Decades ainda seja a minha preferida.

Essa miniatura eu consegui em uma loja Le Biscuit de Camaçari em fevereiro do ano passado.

Veja mais sobre a história dessa lenda no especial Hachi Roku: A historia e glória do Toyota AE-86 no FlatOut (em português).


Comentários

Postagens mais visitadas