Muscle Car: '71 Plymouth Road Runner

Ao longo desse mês tenho mostrado alguns dos principais modelos do seguimento Muscle Car que marcaram as três grandes americanas, hoje é a vez da Chrysler com o Plymouth Road Runner.

A Chrysler encarou a época dos carros musculosos com modelos produzidos pelas suas maiores marcas, a Dodge e a Plymouth, nessa última o grande destaque foi sem dúvida o Road Runner. Ele foi pensado desde o início para ser uma resposta a quem buscava velocidade, potência, sem gastar muito. Os dois primeiros pontos foram atendidos, o terceiro... bem, sabe como é. O Road Runner possui uma característica peculiar entre os seus admiradores, a quem goste somente da primeira geração e aqueles que apreciam apenas a segunda, que é essa da postagem, sua apresentação ocorreu em 1971, e o seu design procurava seguir a tendência de todos os outros modelos da Chrysler, o interessante dessa carroceria esta em detalhes como os para-choques, que são integrados ao desenho da frente e o traseiro, que possuí os faróis incorporados ao mesmo. Na motorização, um dos mais desejados era o V8 383 que gerava 300 cv de potência, pouco se comparado aos anos anteriores, mas era o início dos fatores que já falei outras vezes por aqui. Na Johnny Lightning eu apresento o 1971 Plymouth Road Runner da série Hot Rod Magazine com pintura preta com flames e rodas com pneus de plástico.











Abaixo uma versão da Hot Wheels com para-choque na cor da carroceria e o aerofólio (o objetivo ai é observar a presença de opcionais do original e não comparar marcas de miniaturas).


Para a proposta de ser um Muscle "barato", o Road Runner possuía uma série de opcionais que incluíam aerofólio traseiro, teto solar, bancos individuais, rádio toca-fitas e outros mimos, é importante destacar que estes itens se tornaram necessários em função das nova legislação que se aplicava e que tornava os beberrões desinteressantes.

Em relação a mini, a Johnny Lightning procurou de varias formas conquistar a atenção dos colecionadores, um exemplo disso, foi a série baseada em capas de revistas americanas que reproduzia um modelo que havia sido destaque de alguma publicação, é o que se observa com esse Road Runner, cujo o resultado ficou muito legal e muito próximo do original que esta na capa.

Essa miniatura eu consegui com o Fabricio, colecionador de Vitória da Conquista (minha terra natal), em dezembro do ano passado.


Comentários

Postagens mais visitadas