Anos 1980 - Abertura

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros dos Anos 1980, muitas curiosidades e uma seleção de modelos que vai contar um pouco da história dos veículos dessa época, vamos começar.

Chegamos em uma data que eu tenho boas recordações, mesmo sendo uma criança na época pude acompanhar vários dos momentos que a fizeram tão marcantes, a começar pela ideia que tínhamos sobre o início do século XXI, e não faltou imaginação, algumas se materializaram outras... bem o século é longo. Mas e os carros, como ficaram?

Linhas retas
O visual quadrado, retilíneo reinou nos carros da época (observem nos modelos abaixo), muito disso podemos presumir que ocorreu em função da proximidade com o fim do século e os pensamentos que se tinha sobre o salto tecnológico, econômico e social que atingiríamos ao entrarmos nele, algo que... bem... continuando.
Acima Honda CR-X 1985 (azul - Hot Wheels), Chevrolet Silverado 1983 (dourado - Hot Wheels) e Ford Mustang GT 1989 (Greenlight)

A moda dos faróis escondidos
Isso foi uma verdadeira febre entre os vários modelos lançados, podia ser carros americanos, europeus ou japoneses estava lá, e convenhamos era muito charmoso, interessante e passava um ar futurista (confiram na seleção abaixo).
Acima Pontiac Firebird (vermelho - Greenlight), Chevrolet Corvette (branco - Hot Wheels), Toyota AE-86 (cinza - Hot Wheels), Ferrari 288GTO (preta - Hot Wheels) e Lamborghini Countach (Hot Wheels)

O curioso era observar que o design seguia o mesmo pensamento, ou seja, os carros pareciam aviões a jato com as frentes na forma de um bico de avião de combate (observem na imagem a seguir).
Acima Mazda RX-7 1982 e DeLorean DMC-12 1981 (todos Hot Wheels)

Os Muscle Car
Apesar dos motores "fracos" dos anos 1980, os Muscle car continuavam presentes com o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e o Pontiac Firebird, desses o Mustang era quem possuía as linhas mais conservadoras, enquanto que os Camaro e o Firebird seguiam as linhas do Corvette com um visual bem mais esportivo.
Acima da esquerda para a direita, o Ford Mustang SVO 1984 (Hot Wheels), Pontiac Firebird 1988 (Johnny Lightning) e o Chevrolet Camaro 1985 (Hot Wheels)
Mas além dos "puro sangue" Muscle ouve também edições especiais como o Chevrolet Monte Carlos 1987 com um visual esportivo bem legal na versão SS e o Buick Gran Nacional de 1987, esse último com um motor V6 com turbocompressor que trazia assim alguma emoção para quem sentia falta dos clássicos de duas décadas anteriores.
Acima os especiais do Chevrolet Monte Carlo SS (esquerda - Hot Wheels) e o Buick Gran Nacional (Johnny Lightning), ambos de 1987

Os SUV e as Vans se destacam
Um seguimento que ganha espaço nos anos 1980 são os SUV, grandes, confortáveis e potentes eles se tornam um ótima opção para quem não estava disposto a ter uma picape grande, nesse cenário se destacam Chevrolet Blazer, Ford Bronco e outros.
Acima o Ford Bronco 1985 (Hot Wheels)
Para quem buscava algo descolado as vans, ou furgões, eram boas escolhas, principalmente se você acrescentasse um desenho diferente nas laterais e trabalhasse o visual interno.
Acima o GMC Vandura 1983 (Hot Wheels)

As picapes se consolidam
Os anos 1980 marcam o início da dominação das picapes nos Estados Unidos, as versões estavam disponíveis para todos os gostos: trabalho, lazer, de porte grande, médio, pequeno, esportiva o que vier.
Acima a Chevrole El Camino 1980 (dourada), a Chevrolet Silverado 1983 (azul) e a Toyota Hilux 1987 (todos da Hot Wheels)
E como ficam os carros europeus e os japoneses? Bem, isso fica para a segunda parte no final da semana, até lá aproveitem para conhecer os modelos selecionados para este especial que estarão aparecendo ao longo da semana.

Confira a segunda parte do Especial Anos 1980.

Comentários

Postagens mais visitadas