Especial Anos 1970 - Abertura

Para esta semana a viagem vai ser pelos anos 1970, um período marcado principalmente por grandes transformações no mundo dos carros, vamos entender.

O início da década de setenta do século XX prometia ainda mais desempenho para os carros, principalmente os musculosos, e isso ficava evidente nas mudanças que a Ford implementava no Mustang que ficava mais largo, comprido e ainda mais potente.
Ford Mustang Mach1 de 1971 (vermelho - Hot Wheels) e 1970 (azul - Johnny Lightning)
Muscle Car, auge e queda
A GM vislumbravam isso também, por isso apostou em um novo Chevrolet Chevelle parrudo, invocado - para muitos especialistas o melhor de todos -, o Camaro também chegava mais encorpado pronto para enfrentar nas pistas e nas ruas o Ford Mustang.
1970 Chevrolet Chevelle SS 454 (M2 Machines) o "Muscle" mais poderoso da época
1970 Chevrolet Camaro Road Race (Hot Wheels) e o 1971 Pontiac Firebird Formula (Matchbox)
A Chrysler via potencial no segmento "Pony Car" com uma ampla reformulação visual do Plymouth Barracuda e o lançamento do Dodge Challenger.
1970 Plymouth HEMI Cuda (Hot Wheels) e o 1970 Dodge Challenger R/T (Greenlight)
Tudo parecia ir muito bem até o conflito no oriente médio, em retaliação ao apoio do ocidente a Israel a OPEP - Organização dos Países Exportadores de Petróleo - reduziu a produção do óleo negro, como resultado os preços dispararam e os carros beberrões foram os primeiros a sentirem essa nova condição que condenou de cara Chevrolet Chevelle, Pontiac GTO, Plymouth Road Runner e Dodge Charger a extinção.
Da esquerda para a direita 1971 Dodge Charger e Plymouth Road Runner, 1970 Pontiac GTO (Hot Wheels os três) e 1972 Ford Grand Torino Sport (Johnny Lightning)

Para quem permaneceu vivo era preciso repensar a sua proposta, assim a Ford transformou o Mustang em um carro "básico", sem graça e com víeis econômico.
Ford Mustang 1978 (amarelo - Hot Wheels) e 1977 (preto - Motormax)
Já a GM insistiu na proposta esportiva do Chevrolet Camaro e do Pontiac Firebird, se os motores não tinham a potência de antes, o visual ajudava o consumidor a pelo menos "sonhar com a época de ouro do passado".
1977 Pontiac Firebird Trans Am (Hot Wheels)
O crescimento dos carros japoneses
Mas nem todos saíram perdendo com isso, os carros japoneses que já se beneficiavam de serem compactos, resistentes e econômicos viram nessa crise um momento de crescimento, nesse cenário marcas como a Nissan (e a Datsun), a Toyota e a Honda se destacaram com bons produtos.
1971/72 Datsun 510 sedan (azul) e wagon (verde musgo), 1970 Toyota Celica (verde escuro) e 1972 Nissan Skyline 2000GT-R (branco), todos eles da Hot Wheels

Os carros europeus
Os supercarros europeus também não tiveram vida fácil nos anos 1970, a mesma crise os afetou e isso prejudicou as vendas de modelos da Lamborghini e da Ferrari, a Porsche se saiu melhor com o 911 e a família que começava a ser formada. 
1977 Lamborghini Countach LP500R (preto) e o 1974 Porsche 911 RSR (prata), ambos da Kyosho
No entanto, é preciso considerar que não foi apenas a crise do petróleo que afetou os carros da Europa, novas leis de emissão de poluentes obrigavam as montadoras a repensar a forma como os seus motores digeriam o combustível.
MINI Morris (azul) e BMW 2002, projetos de 1968, mas que tiveram grande destaque nos anos 1970 em função das novas normas (ambos da Hot Wheels)

Como podem ver o período foi intenso e essas mudanças forçadas contribuiriam para os acontecimentos que se materializariam nas décadas seguintes, mas e as estrelas dessa época? O blog fez uma pequena seleção que vocês poderão acompanhar ao longo da semana com belas imagens, curiosidades e o fechamento na sexta-feira com a analise de outros seguimento de carro da época.


Comentários

Postagens mais visitadas