Especial Ferrari no século XXI

A Ferrari entrou na segunda década do século XXI como uma das marcas mais valiosas do mundo, um feito para poucas, principalmente quando se lembra que até meados dos anos 1980 ela estava em vias de falir, como foi possível mudar esse rumo? vamos ao post.

Enzo Ferrari criou a marca que leva o seu nome com o objetivo de participar de corridas de carros, com o tempo passou a fabricar modelos de rua com o objetivo de financiar a equipe de pista, com as vitórias e a produção limitada os seus carros se tornaram desejados, mas o comendador nunca deu bola para os desejos dos compradores, por isso itens de conforto não eram prioridade e muito menos a resistência dos carros. Abaixo modelos da Ferrari dos anos 1980.
308 GTS QV (vermelha), 288GTO (preta) ambas da Hot Wheels e F40 (Kyosho)

O tempo passou, Enzo Ferrari se foi e a marca percebeu que não poderia sobreviver apenas do nome e das glorias do passado, era preciso avançar, se modernizar sem perder o brilho que a torna tão desejada ao redor do mundo. Para fazer frente a esse novos objetivos Luca di Montezemolo foi empossado presidente, e através da sua gestão a marca italiana deu uma guinada.
599 GTB Fiorano da Hot Wheels
Para conseguir esse feito Montezemolo seguiu a risca as metas traçadas começando pela modernização do portfólio da Ferrari que culminou com a atualização do processo de montagem, a forma de fazer continua "artesanal", mas agora tem equipamentos modernos que tornam o trabalho mais ágil e eficiente.

Novas super máquinas
A transição começou nos anos 1990 com a chegada da F355, da F360 Modena e da F550 Maranello a primeira em mais de 20 anos com motor V12 posicionado na dianteira, por sua vez a F360 Modena foi substituída pela F430, considerada uma das melhores dessa nova fase da marca italiana.
F430 Scuderia Spider 16M da Kyosho
Com a chegada do novo século novos modelos desejados surgiram, é o caso da Enzo com produção limitada em 499 unidades, motor V12 de 6,0 litros capaz de gerar mais de 600 cv de potência. Dez anos depois a Enzo teria uma substituta mais dos que a altura, a La Ferrari marca uma nova evolução da marca italiana com a utilização de motores a combustão combinados com elétricos.
La Ferrari (esquerda) e Enzo ambas da Hot Wheels
Mas não ficou nisso, a 612 Scaglietti com espaço para quatro pessoas surgia e na sequência teve como sucessora a FF (Ferrari Four) que trazia pela primeira tração integral, ou seja, nas quatro rodas.
FF da Hot Wheels
Para quem não queria um espaço tão grande a série 599 era a melhor opção com versões como a GTB Fiorano, a GTO, a SA APERTA e a XX, essa última para uso em pistas de corrida. E como todos os modelos de Maranello são de produção limitada, a belíssima 599 seria substituída pela fantástica F12 Berlinetta com um desenho contemporâneo e afinada em recursos tecnológicos com o século XXI.
599 SA APERTA (vermelha) e 599XX da Kyosho
E quem disse que acabou? A 458 Itália estreou a nova identidade visual da marca com destaque para o design dianteiro com o novo conjunto ótico. Não poderia deixar de citar também a Califórnia que trouxe pela primeira um teto rígido que pode ser recolhido com o apertar de um botão no painel transformando-a em uma belíssima spider, ela é o que pode ser chamada de veículo de entrada da Ferrari.
Califórnia (esquerda - Hot Wheels), FF (centro - Kyosho) e 458 Itália (Hot Wheels)

Ufa! Muitas curiosidades, mas não para aqui! Ao longo da semana tem uma seleção com alguns dos seus modelos marcantes desse início de século com mais informações, curiosidades e belas imagens, não deixe de acompanhar.

Comentários

  1. Shame, that Hot Wheels lost a licence...
    https://littlecars.wordpress.com/2016/08/20/ferrari-599xx/
    https://littlecars.wordpress.com/2016/06/16/ferrari-458-spider/
    https://littlecars.wordpress.com/2016/08/07/ferrari-f12-berlinetta/

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