Especial Carros de Corrida

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros de corrida com diversas curiosidades sobre o tema, que começam a ser revelados nesse post, acompanhem.

Originalmente esse especial era para ir ao ar na primeira semana de junho, mas infelizmente imprevistos aconteceram e essa alteração se fez necessário, diferente dos outros especiais da semana no blog esse vai ser todo dedicado ao tema, sem modelos específicos em postagens individuais, o que vai ser abordado envolve um pouco de vários assuntos, cujo o ponto de partida é a origem das corridas com veículos.

Quando começou

A medida que os carros movidos a combustão interna ganhavam mercado o interesse por extrair mais de sua principal característica, a velocidade se aflorava. Segundo os registros, a primeira corrida oficial foi realizada na França, uma prova de endurance entre as cidades de Paris e Rouen, com uma distancia total de 120 quilômetros em 1894, os vencedores foram modelos preparados pela Daimler.

O início nos Estados Unidos

As provas com carros reais ganharam força após a II Guerra Mundial, militares vindo do conflito viram nos carros dos anos 1930 a possibilidade de serem melhorados com mecânica atual da época para disputarem rachas em linha reta, era o início dos Hot Rods.

É nessa mesma época que a Nascar surge, inicialmente com a participação exclusiva de equipes independente e depois com a enttrada das grandes montadoras que desenvolviam modelos específicos para das provas.

Nos anos 1960 surge a Trans Am, abreviação para Trans Americana, um campeonato composto por carros de rua adaptados para as pistas de corridas, é nela que a GM, Ford, Chrysler e a AMC travaram as maiores batalhas com os seus Pony Car.

A chegada dos anos 1980 faz surgir a popularidade da Formula Indy e os crescimento de uma outra categoria a Can Am, campeonato disputado no Canadá e nos Estados Unidos que contava com a participação de versões de rua e protótipos.

O início na Europa

Depois das primeiras corridas realizadas no velho continente, as provas foram ganhando notoriedade com a participação das fabricantes inglesas, alemãs e italianas, mais uma vez aqui o destaque são as provas de Endurance, no entanto, a popularidade aconteceria mesmo após o segundo conflito mundial.

No velho continente as provas com carros de rua homologados para as pistas é o grande destaque, marcas como Alfa Romeo, Maserati, Ferrari, Audi e Mercedes-Benz ganham fama. É o palco da prova de Le Mans - a mais antiga do calendário - e a mais desejada pelas equipes e fabricantes de carros, sendo considerada até os dias atuais a prova mais importante entre os carros de turismo e protótipos.

É na Europa que surge a categoria mais importante do automobilismo, a Formula 1, no ano de 1950 com a primeira corrida realizada no circuito de Silverstone.

No Japão

O país é outro onde as provas com carros começam a ganhar força após a segunda guerra mundial, principalmente nos anos 1960, é nessa época que um certo Skyline passa a chamar a atenção dos nipônicos e americanos nas provas de turismo.

Nos anos 1980, é a vez das corridas de Drift que na década seguinte se espalha por alguns países europeus e nos Estados Unidos.

E como fica o Rally?

A sua origem também vem da Europa, mas se espalhou por todos os continentes com provas internacionais e nacionais dos países participantes, como as outras categorias que começaram com carros de rua, a Rally se destaca nos dias atuais pelas versões exclusivas, feitas especificamente para participar do campeonato principal e suas variantes.

E como ficam os carros, os pilotos as equipes? Bem, isso é papo para os outros capítulos, como disse acima, a semana é dos carros de corrida.

Comentários

  1. Parabéns, belo histórico, é muito bom aprender mais sobre as mínis que temos na estante e de onde vem suas origens.... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações,

      Obrigado, conhecer a história por traz da miniatura tem a vantagem de trazer esse outro olhar, perceber que não se trata apenas de um "carrinho", bom que gostaste da postagem.

      Abração,

      Excluir
  2. Me acomodo en el sillón preparándome para ver estas entradas sobre autos de carreras.
    Abrazo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo,

      Escrever para alguém como você que gosta de carros de corrida é uma tremenda responsabilidade, que bom que vai acompanhar.

      Abração,

      Excluir
    2. Siempre estoy acompañando tu blog querido amigo Doalcey!
      Abrazo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas