Especial Os carros conversíveis

Um dos grandes símbolos de esportividade nos carros são os conversíveis, modelos que transmitem uma incrível sensação de liberdade ao volante, vamos conhecer um pouco mais.

Nos últimos trinta anos as montadoras que possuem carros esportivos cupê tem lançado também uma versão conversível, que se caracterizam pela a ausência de um teto rígido que é substituído por outra de lona, fibra de carbono e afins ou ainda sem nenhuma mesmo, mas de onde surgiu a ideia de modelos com essa característica?

Possíveis origens
Tudo começou com as carruagens, que eram puxadas por cavalos ou pessoas e utilizadas para o transporte de outras pessoas ou materiais.

No século XIX, precisamente na França foi apresentada com a ideia de luxo e esportividade que foi chamada de cabriolet.

Os primeiros carros produzidos eram basicamente conversíveis até 1910, quando a Cadillac apresentou o primeiro modelo de teto rígido.

Os vários tipos
Cotidianamente chamamos os carros sem capota de conversíveis, mas ele possuem diferenças e isso pode ser observado nas opções de Ferrari e Lamborghini, por exemplo, vejamos:

Spider ou Spyder

O termo spider é muito utilizado para os modelos fabricados na Itália, o nome vem de uma carruagem leve e aberta para duas pessoas, cujo o desenho se assemelhava a uma aranha.

Roadster
A denominação é utilizada para os modelos cuja a proposta é ser utilizado nas estradas, sem outros itens como capota ou porta, é o caso do Shelby Cobra e as Lamborghini que não possuem nenhuma capota.

Principais características
Um carro conversível não é fácil de ser produzido, isso porque a retirada do teto rígido o deixa instável para dirigir podendo acarretar em acidente em alta velocidade, para contornar essa deficiência as montadoras aumentam o reforço estrutural nas laterais e outros pontos, o que acaba deixando alguns deles mais pesados que a versão com capota fixa.

Atualmente os conversíveis podem ter capota de lona e tecidos similares, ou fibra de carbono que podem ser acionadas através de um comando elétrico ou manualmente.

As vendas dos conversíveis são limitadas em função do preço - que é maior -, e da procura que é pequena.

Os mais conhecidos
As marcas de carros esportivos costumam ter uma versão conversível, é o caso da Ferrari, da Lamborghini e da Porsche.

Individualmente os destaques vão para o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e Corvette, e clássicos como o Plymouth Barracuda, o Chevrolet Chevelle e o Pontiac GTO.

Para esta semana o blog reuniu alguns modelos para mostrar e falar com mais curiosidades, programe-se e acompanhe, vai valer a pena.

Conheça mais sobre a denominação da carroceria dos carros no Especial Do Hatchback ao Spider do site FlatOut (em português).


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