Especial Anos 1960: Os Muscle Car

A semana que se inicia marca a passagem de semestres, no blog é o momento de rever a história dos carros, começando pelos anos 1960, só que focado nos Muscle Car, acompanhem.

Os americanos sempre foram apaixonados por carros com motores potentes, por isso versões com seis e oito cilindros são muito apreciados, esse último já estava disponível no mercado desde os anos 1930, mas é a partir de 1964 que eles ganham uma importância maior, graças a John DeLorean que viu na introdução de um motor V8 de 6,4 litros com 312 cv de potência em um Pontiac Tempest a possibilidade de aumentar as vendas da marca, a ideia era lançar uma edição limitada de 5.000 unidades, mas eles não deram nem para o começo.

Os jovens daquela época estavam havidos por algo assim, as outras montadoras entenderam rapidinho e começaram a se mexer, dentro da GM a divisão principal a Chevrolet lançou no mesmo ano o Chevelle SS com motor V8 de 6,5 litros e 375 cv de potência.

A Ford não tinha um carro específico para o segmento que surgia, por isso adaptou um dos seus, o Fairlane com uma versão GT que vinha com motor V8 427 com 410 cv de potência.

Paralelo a isso, a marca do oval azul chamou Carroll Shelby para colocar o seu novo lançamento, o Mustang em condições de fazer frente a concorrência dos grandões, nascia assim o Shelby GT 350 com motor V8 de 289 pol3. e 305 cv de potência.

A Chrysler foi quem demorou mais tempo para apresentar a sua resposta, o Dodge Charger surgia apenas em 1966 com a carroceria que se tornava a preferidas dos amantes dos possantes, a Fastback, só que o importante mesmo estava debaixo do capô, o motor V8 de 5,2 litros com 230 cv de potência, e percebam que tudo isso em um período de apenas dois anos (1964 a 1966).

Mas o que veio nos anos seguintes?
O ano de 1967 marca o estouro da quantidade de Muscle Car no mercado, a GM incentiva e a Buick apresenta o GS com motor V8 400 com 345 cv de potência, Oldsmobile lança o 4-4-2 com o mesmo motor V8.

A Ford apresenta o Shelby GT 500 com motor V8 427 com potência de 375 cv.

A Chrysler é quem vem mais forte com o Plymouth Road Runner com o motor V8 383 Magnum de 6,3 litros com potência de 335 cv de potência. Outro modelo que vai se destacar é o Plymouth GTX com motor V8 de 7,2 litros que gerava 375 cv de potência.

Para os anos seguintes a briga entre as marcas vai atingir níveis ainda mais insanos, principalmente por causa das corridas da Nascar, Trans Am e de arrancada, na primeira a Ford apresenta o Torino Talladega com um design voltado para maximizar o seu desempenho nos ovais, por sua vez a Chrysler reagiu com o Plymouth Superbird e o Dodge Charger Daytona que tinham desenho de gosto de duvidoso, mas eram extremamente rápidos nas pistas.

Na Trans Am, a Ford viu o Mustang começar a apanhar do Chevrolet Camaro Z/28 que utilizava um motor V8 de 6,5 litros com 355 cv de potência, para reagir ela lança em 1969 o Boss 302 com motor Cobra Jet de 7,0 litros e potência de 375 cv.

Nas provas de arrancadas a insanidade era ainda maior, os jovens na época queriam emoção, a satisfação de bater o seu oponente em 400 metros, por isso os Hot Rods eram dominantes, mas a Ford resolveu entornar esse caldo com a apresentação do Thunderbolt - uma variação do Fairlane - com motor de 7,0 litros que gerava 450 cv de potência, e não parou ai, teve também uma versão do Galaxie nervosa.

Nessas competições a GM não participava diretamente, mas fornecia através da sua divisão COPO o que as concessionárias pediam, assim apareceram o COPO Camaro, o COPO Chevelle e o COPO Corvette com monstruosos motores V8 de bloco grande.

Se em vendas o negócio esta muito bem para as grandes montadoras, no quesito emissão de gases poluentes e acidentes graves não ia nada bem, as seguradoras foram as primeiras a reagir cobrando mais caro pelas apólices para os Muscle Car, na sequência alguns estados americanos começaram a implementar leis restritivas a emissão de gases nocivos que foi seguida pelo governo federal, o resultado disso? Falamos na próxima semana quando chegarmos aos anos 1970.


Comentários

Postagens mais visitadas