Semana DeLorean DMC-12

A semana que se inicia vai ser dedicada a um carro que foi fruto do sonho de um visionário, DeLorean DMC-12, acompanhem.

Você já ouviu falar em John Zachary Delorean (1925-2005)? Então eu recomendo clicar no link em azul e se inteirar sobre o que esse visionário fez pela indústria do automóvel, depois retorne e conheça uma de suas maiores criações, o DMC-12.

Em 1973, a DeLorean Motor Company (DMC) é fundada na Irlanda do Norte com o intuito de fabricar o primeiro carro inteiramente feito com uma carroceria de aço inoxidável. O desenho foi encomendado a Italdesign que designou Giogertto Giugaro para a tarefa.

Na fase seguinte Colin Chapman (ele mesmo da Lotus) entrou na cena para ajudar a definir o que entraria nas especificações técnicas, e assim o conceito definitivo foi apresentado em 1980 no salão internacional de Birminghan na Inglaterra.

Antes de virar o DMC-12 a sua denominação era DSV (DeLorean Safety Vehicle - DeLorean Veículo de Segurança), um carro que seria concebido para ser um dos mais seguros do mercado, a sua evolução o levou a ser mais do que isso.

O DMC-12 era um cupê esportivo com um design moderno para o seu tempo (alias até os dias atuais), entre os seus atributos estavam a carroceria de aço inoxidável fixado com parafuso e com garantia de 25 anos contra a corrosão, as portas no estilo asa de gaivota que lhe garantia beleza e segurança e um motor teoricamente potente, o V6 PRV (Peugeot-Renaut-Volvo) de 2,6 litros que lhe garantiam 130 cv.

Por dentro o esportivo possuía muito conforto com bancos, revestimentos e volante em couro, trazia também toca-fitas, ar condicionado e vidros verdes, ou seja, tudo que modelos do mesmo nível disponibilizavam.

Em 1981, iniciaram as vendas com 7.400 unidades montadas, o negócio parecia promissor, mas logo apareceram os problemas, a potência do carro não era empolgante para a sua proposta, apenas uma cor disponível e a pior delas, o preço considerado muito alto para o esportivo.

No ano seguinte mais 1.800 unidades saíram da fabrica, mas infelizmente já era tarde para a DeLorean Motor Company que se viu obrigada a fechar as portas em função de dividas e da pressão do governo local.

Apesar de um desenho fantástico, o DeLorean DMC-12 estava fadado a ser mais um dos belos projetos de carros que ficaram pelo caminho, até que um certo filme lançado em 1985 mudou tudo isso, é como se desde o início ele tivesse sido concebido para isso, ser uma máquina do tempo, lembrada com todo carinho até os dias atuais.

Muito bem! Mas o que ainda falta falar sobre ele? Um bocadinho a mais, como por exemplo os outros modelos com cores diferentes do original, afinal de contas são lendas ou realidade? E como era o seu desempenho na pista? Como afinal de contas ele foi escolhido para ser uma das estrelas de um dos filmes mais divertidos dos últimos 30 anos? Recomendo arrumar um tempo na sua agenda e acompanhar o blog nessa semana.


Comentários

Postagens mais visitadas