Homens Lendários: William Reagan Gorham

O especial Homens Lendários de hoje vai falar de um nome desconhecido para os apaixonados por carros, mas que contribuiu para que uma das grandes montadoras japonesa fosse fundada, vamos a história.

Colecionar miniaturas para mim tem inúmeras vantagens: uma vasta coleção de carros (em miniatura), praticar a fotografia e me aprofundar no mundo da história, foi assim com as histórias dos carros, dos segmentos, dos momentos das últimas décadas e é assim ao falar dos grandes nomes da indústria automobilística, como o de William Reagan Gorham que ajudou a fundar a Nissan Motor Company no Japão.

Origem

Gorham nasceu na cidade de São Francisco, em 1888, filho de William J. Gorham um americano que era gerente da fabricante de pneus B. F. Goodrich. Seu contato com o povo japonês iniciou-se logo nos primeiros dias, pois o seu pai foi designado pela empresa para gerenciar a unidade da Ásia, onde ficou morando os seus primeiros anos.

De volta aos Estados Unidos, William se dedicou aos estudos, formando pela universidade Heald como engenheiro, na sequência ele e o pai fundaram a Gorham Engineering com sede em São Francisco, o seu foco era a produção de bombas de combustão interna, bombas para combate a incêndio e motores de barco, equipamentos esses importantes para o avanço dos serviços prestados pelos Bombeiros.

Fazendo história no Japão

Em 1918, Gorham mudou-se junto com a sua família para o Japão para trabalhar na implantação do correio aéreo entre as cidades de Tóquio e Osaka, depois de um ano nessa empreitada com altos e baixos, o empreendedor Gonshiro Kubota o convidou para atuar como design-chefe na sua nova empresa a Jitsuyo Jidosha, cujo o foco era a fabricação de carros. Os projetos de Gorham levaram a produção de modelos com três rodas, entre eles o Gorham e posteriormente um de quatro rodas, o Lila.

Depois da Jitsuyo Jidosha, William foi trabalhar para a Tobata Castings e a Nihon Sangyō, seus préstimos ajudaram a modernizar o processo de montagem dos carros, melhorando a eficiência das mesmas. No início dos anos 1930 essas empresas as quais ele trabalhou se fundiram formando a Nissan Motor Company com a qual contribuiu com os seus esforços através de consultorias.

A crise que atingiu a economia japonesa em 1921 prejudicou muitos postos de trabalho, os salários não poderiam ser pagos nos valores de antes, Gorham viu então a possibilidade de voltar a trabalhar para si fundando a Kokusan Seiki, que passava a atuar em vários tipos de projetos ligados a indústria automotiva e de tecnologia. Como clientes as empresas que conhecemos hoje como Canon e a Hitashi, essa última incorporaria a sua empresa nos anos 1940.

Naturalizando-se japonês

Com a proximidade da guerra no pacífico, o governo do Japão resolveu deportar todos o estrangeiros com o receio que pudessem se tornar uma ameaça para os seus interesses, Gorham já estava estabelecido no país e não tinha interesse em sair, por isso resolveu junto com a sua esposa naturalizar-se japonês adotando o nome de Gouhamu Katsudo.

Família

William casou-se aos 23 anos de idade com Hazel H. Hoch e com ela teve dois filhos: William Hoch Gorham Jr. que nasceu em 1915 em Oakland-EUA e Don Cyril Gorham que nasceu três anos depois na mesma cidade.

Falecimento

Depois de uma vida devotada ao trabalho e a família, William R. Gorham faleceu em 24 de outubro de 1949 vitima de doença não especificada nos registros de pesquisa, ao seu lado estava o amigo e um dos grandes empresários da época Takeshi Mitarai. Seu funeral contou com a presença de seiscentas pessoas, um número considerado alto para um civil depois da segunda grande guerra.

Sua importância

Os conhecimentos levados por ele dos Estados Unidos para o Japão ajudaram a modernizar a indústria nipônica, no caso dos carros o seu trabalho foi muito importante, pois consolidou três das montadoras da época que ao se fundirem em 1933 formariam a Nissan Motor Compay responsável nos dias atuais por lendas como os modelos da família Z(240, 280, 300, 350 e 370), o Bluebird 510, o Skyline e atualmente o GT-R, isso sem relacionar a sua contribuição para outras áreas de tecnologia (como a fotografia na época), não é a toa que o seu nome até hoje é reverenciado pelas companhias e os estudiosos japoneses.

Fonte de pesquisa:

William Gorham (engineer) no site da Wikipedia (em inglês);

William R. Gorham, a forgotten father of Japanese industry no site Mutantfrog Travelogue (em inglês);


Comentários

  1. Olá Doalcey! É sempre bom acompanhar os bastidores da história automobilística. Ótimo post. Até a próxima! 👍

    ResponderExcluir
  2. Olá Doalcey! É sempre bom acompanhar os bastidores da história automobilística. Ótimo post. Até a próxima! 👍

    ResponderExcluir
  3. Olá doalcey,muito boa a matéria.mesmo sendo um fã da Nissan eu não fazia ideia que seu fundador era americano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas