Carros Europeus em Miniatura

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros europeus, por isso o blog resolveu aproveitar para falar sobre os modelos em miniatura, acompanhem.

Quando se fala de carros europeus no Brasil as imagens que vem a memória são dos supercarros da Ferrari, Lamborghini e Porsche, que são os modelos encontrados facilmente no mercado. Só que as opções vão além dessas marcas, embora nem sempre as encontramos aqui em função da ausência de importador, vejamos então algumas opções do velho continente.

Carros britânicos

O Reino Unido possui várias marcas de carros conhecidas, no entanto as mais lembradas são a Jaguar, a Land Rover e a Aston Martin. A primeira e a terceira são especialistas na produção de carros de luxo e esportivos e a segunda é pioneira na construção dos SUV e podem ser encontradas na Hot Wheels, na Matchbox, na Maisto e na RMZ City (as segunda no mercado paralelo).

Carros Alemães
O país germânico também possui uma boa variedade de montadoras, cujos destaques são: BMW, Volkswagen, Audi e a Mercedes-Benz. Delas a segunda tem a sua produção voltada para modelos de interesse comum com valores mais em conta do que as outras citadas. Falando nelas, sedan, hatches, station wagon e SUV são apenas alguns dos segmentos explorados com todo o conforto possível de acordo os preços cobrados, além de motorização que lhe garantem muitos cavalos de potência. Essas marcas podem ser encontradas na Hot Wheels, Maisto, RMZ City e Matchbox.

Carros Italianos
A Ferrari e a Lamborghini são as mais lembradas, mas tem ainda Fiat, Alfa Romeo, Lancia e a Pagani (supercarros). A primeira é especializada em carros populares, a segunda aos poucos vem recuperando a sua glória com a produção de esportivos considerados muito bons, a terceira já teve os seus tempos de glória e hoje vive uma indefinição. A variedade de modelos das marcas citadas é pouca e mais uma vez se resumem a Hot Wheels no Brasil.

Carros Franceses

A França possuí como marcas principais a Renaut, a Citroen e a Peugeot que produzem os mais variados modelos de carros: sedans, hatches, SUV, station wagon e claro, esportivos. No caso dessas montadoras as opções no Brasil na escala 1:64 é muito pequena, isso ocorre porque a marca de miniaturas que mais a reproduz a Marjorette não é importada, e dessa forma o que aparece é o que esta no portfólio da Hot Wheels.

Outros países europeus

No continente existem outras marcas presentes em nações como a Espanha com a SEAT como a mais lembrada e na Suécia tem a Volvo e a Koenigsegg (criadora de supercarros). Outras montadoras existem, mas a sua produção é pequena e encontrar miniaturas na escala 1:64 é muito difícil.

Montadoras americanas no velho continente
A Ford esta presente na Europa desde o início do século XX e por lá obtém excelentes vendas, principalmente com o seu principal produto o Focus. A GM esta presente com a Opel com sede na Alemanha e a Vauxhall localizada no Reino Unido, o portfólio das duas são similares com o diferencial de produzirem modelos específicos para alguns mercados. Em relação a miniaturas na escala 1:64 ocorre a mesma deficiência observada com os carros franceses, ou seja, a falta de um importador para trazê-las para o Brasil.

A postagem foi focada nas marcas que produzem grandes volumes de carros, por isso as super-marcas como a Lamborghini, Ferrari, Porsche, McLaren, Bugatti, Lotus e a Bentley não foram citadas, mas sempre lembrando que também fazem parte do continente Europeu.

Como podem observar a quantidade de montadoras é grande e a oferta maior ainda de carros, infelizmente o que falta no país é um interesse maior dos colecionadores em querer ir além da Hot Wheels na coleção, pois além dos entraves burocráticos para importar é necessário um mercado consumidor que atenda o volume necessário para justificar um preço competitivo e a quantidade a ser trazida.

Veja também o primeiro Especial do blog sobre Os Carros Europeus nesse link em azul.

Confira clicando em Carros Europeus todos os modelos que já apareceram no blog.

Comentários

Postagens mais visitadas