Fabricando miniaturas nos anos 1960

Como era a produção de miniaturas na escala 1:64 nos anos 1960? Confira nesse especial com a fabrica da Matchbox.

É incrível como a década de sessenta do século XX marcou o mundo dos carros, foi nesse período que surgiram os Muscle Car, que o Mustang e o Camaro nasceram, que o Corvette atingiu o seu apogeu, na Europa o Lamborghini Miura lançava o termo supercarro, o Jaguar E-Type com suas linhas magnificamente belas aparecia, do lado japonês o Datsun 240z e o Toyota 2000GT inauguravam o segmento esportivo no país do sol nascente, e sem contar as memoráveis Ferrari que são muito valorizadas nos dias atuais, ufa!

É nessa época que as miniaturas de carro começam a ganhar espaço no mercado, principalmente entre as crianças, e por isso marcas como a Matchbox se destacavam com os seus modelos comercializados em caixinhas de fósforo, mas como eles eram feitos? Acompanhem nas imagens a seguir retiradas do filme produzido pela canal British Pathé.

1. Criação do molde
Acima o desenho da miniatura e abaixo a construção do molde 1:64 a partir de um outro em madeira na escala 1:18.
Abaixo o detalhe da construção do molde.

Todo o processo inicia com a construção do molde da carroceria, do chassi e interior das miniaturas, na época uma versão em escala maior era feita e depois copiado por uma outra máquina na escala desejada, ou seja, 1:64.

Depois de pronta ela era colocada em um bloco maior e depois inserido na máquina onde o metal zamac seria injetado.

2. Moldando a mini
Acima o zamac derretido e abaixo a máquina de injeção do zamac no molde.
Abaixo o momento em que a máquina abre e a carroceria formada é liberada.

Abaixo varias carrocerias prontas, observe a quantidade do Jaguar E-Type.
O zamac derretido a uma temperatura de 380 ºC é injetado no molde que rapidamente é resfriado, a carroceria ou o chassi prontos é liberado para o reinicio do processo, tudo isso é feito em fração de segundos.

3. Pintando as minis
Abaixo as minis seguem a linha de pintura entrando em um forno onde a primeira camada de tinta é fixada.

Na etapa abaixo as carcaças são giradas para um pintura uniforme.

No processo abaixo as peças são pintadas em cima de uma bancada de forma automática.
As carrocerias seguem por uma linha sobre uma barra ate a sessão de pintura, nela pistolas com tinta são acionadas fazendo a cobertura dos corpos de maneira que cada uma das partes possam ficar iguais.

4. Pintando os detalhes
Abaixo a pintura manual para alguns detalhes da mini.
Para as partes menores que necessitavam receber um pintura especifica o processo era conduzido de forma manual, utilizando muitas vezes pincel e tinta.

5. Produzindo as rodas
Acima observa-se as rodas moldadas na cor branca (lado direito) e pintadas no lado esquerdo.
As rodas eram feitas de grânulos de plástico também no processo injetado onde o material liquefeito era introduzido na forma, depois eram encaminhados para uma outra máquinas onde eram pintados na cor preta para os pneus e prata para as jantes.

6. Prendendo as rodas e o conjunto chassi/carroceria
Acima as rodas sendo fixadas de forma manual.
Acima uma máquina prendendo a roda do bagageiro e outra abaixo prendendo o conjunto chassi/carroceria.
Para fixar as rodas utilizava-se uma máquina que rapidamente realizava o processo tornando o processo ágil para a etapa seguinte.

7. Na esteira
Miniaturas prontas seguindo na esteira até a etapa final onde serão embaladas em caixinhas.
Uma vez unidos todas as partes os modelos eram colocados na esteira para a etapa final onde seriam embalados e encaminhados para as caixas de transporte para as lojas.

8. Embalando
Uma das marcas da Matchbox na época eram as suas embalagens que se assemelhavam a caixinhas de fósforo, e eram nelas que as minis eram colocadas.

É interessante observar que o processo básico de construção de uma miniatura não modificou ao longo dos anos (confira aqui as etapas de fabricação de um Hot Wheels nos dias atuais na fabrica), apenas ocorreu uma modernização para permitir a produção de uma quantidade maior de modelos, e consequentemente para que o mesmo pudesse ficar na faixa de preço que as crianças, seus responsáveis e os colecionadores dos Estados Unidos (o maior mercado do hobby no mundo) estão dispostos a pagar, ou seja, algo entre 80 centavos e 1 dólar por peça.

Confira a seguir o vídeo completo do canal British Pathé sobre a fabrica da Matchbox no Reino Unido em 1962.

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