Carros reais e suas Minis: Modelos dos Anos 1980

Os carros dos anos 1980 contribuíram para o surgimento de vários modelos e tecnologias atuais e, por isso, são o tema da sessão de hoje, acompanhem.

O período é marcado pelo crescimento do segmento SUV, das picapes e dos carros japoneses. Os supercarros marcaram com as lendas da Ferrari, da Porsche e da Lamborghini, nos Estados Unidos as montadoras procuram com as séries especiais renascer o interesse pelos Muscle Car, e na Europa os Hot Hatches preparavam o caminho para se tornarem lendários. Vejamos então três representantes dessa época.

1. Toyota 4Runner
As SUV ganhavam cada vez mais espaço no mercado americano de carros graças ao seu espaço interno, motores potentes e a incorporação de itens de conforto presentes nos carros de passeio, de olho nesse segmento a Toyota apresentou uma versão da Hilux chamada de 4Runner que se caracterizava por ser boa para as ruas e principalmente para as estradas de chão. Confira aqui a versão mini da Matchbox.

2. Ferrari 288GTO
Em 1984, a Ferrari apresentou a 288GTO para as provas do Grupo B da FIA, infelizmente o campeonato não vingou, mas o supercarro chegou as ruas com 272 unidades produzidas, a sua mecânica era composta por um motor V8 biturbo que garantiam uma potência de 400 cv. Confira aqui algumas das versões da Hot Wheels.

3. Buick Grand Nacional GNX
A GM procurou de varias maneiras reanimar o segmento dos Muscle Car, em 1987 apresentou o Buick GNX com motor V6 turbo que gerava 276 cv - o que era ótimo para a época -, o resultado foi tão bom que o mesmo conseguia superar o Corvette em rendimento. Confira aqui uma das versões da Hot Wheels e aqui a versão da Johnny Lightning.

É interessante observar como esses carros contribuíram para o que temos atualmente no mercado, a 4Runner permitiu o desenvolvimento de outras gerações e modelos dentro da Toyota, a 288GTO contribuiu para que a LaFerrari existisse e o GNX foi um dos que antecipou a onda dos motores turbinados no segmento Muscle.

Confira em Carros reais e suas Minis os outros veículos que já apareceram no blog (até o momento).

Comentários

Postagens mais visitadas