Anos 1980 - A década dos carros nas Séries de TV

Os anos 1980 teve os seus altos e baixos, mas foi nessa época que surgiram os carros mais apreciados no colecionismo com o tema Série de TV e Filmes, acompanhem.

As séries de TV americana seguiam o seu ritmo na década de oitenta do século XX com produções que buscavam prender a atenção dos espectadores garantindo audiência e lucros - nada muito diferente da atualidade. As opções disponíveis eram as mais variadas possíveis, embora a maioria delas se concentrassem nas investigações de crimes - também não muito diferente de hoje -, os personagens eram variados, e os carros em algumas delas se destacavam tanto quanto os heróis. Diante disso, Minis in Foco separou algumas séries com carros em destaque para relembrar, vejamos.

1. A Super Máquina
Um carro, precisamente um Pontiac Firebird Trans Am 1983 modificado era uma das estrelas da série que foi ao ar nos Estados Unidos de 1983 a 1986. As histórias giravam entorno de Michael Knight e do seu parceiro K.I.T.T. que protegiam os desamparados e injustiçados a serviço de uma fundação chamada pela Lei e o Governo. 
Ao longo das quatro temporadas K.I.T.T. recebeu varias atualizações como o modo Super Velocidade (abaixo do lado esquerdo) que garantiam 25% mais de rapidez em relação ao que ele já possuía.
Além de K.I.T.T. uma outra Super Máquina apareceu, o seu irmão K.A.R.R. que possuía uma consciência assassina, externamente a pintura da sua carroceria era em duas cores (imagem abaixo).


As versões em miniatura foram reproduzidas pela Hot Wheels agora nessa década e são muitos fieis aos originais.

2. Esquadrão Classe A
Um grupo de combates do exercito americano é acusado injustamente por um crime durante a guerra do Vietnã. Em busca de sua inocência fogem para Los Angeles onde disfarçados atuam como soldados da fortuna ajudando aqueles que verdadeiramente precisam. 
No início dos anos 1980 os furgões estilizados ainda estavam em alta, por isso um modelo foi utilizado como veículo de transporte para os cinco membros.
A pintura da carroceria era em duas cores com uma faixa vermelha separando as mesmas, as rodas eram vermelhas.

Foram quatro temporadas produzidas entre 1983 e 1987, na série o veículo de propriedade do cabo B.A. Barracus que tinha uma grande paixão pelo mesmo. A versão selecionada era um GMC Vandura 1983.

3. Magnum
O Havaí é o palco das histórias do ex-oficial da Marinha e detetive particular Magnum. O personagem vive em uma mansão a qual tem que cuidar do jardim e outras atividades no imóvel, nas suas horas vagas procura resolver os crimes que vão aparecendo. 
A Ferrari 308 GTS QV é o carro mais utilizado pelo herói na série, o modelo pertencia ao dono da mansão - um escritor chamado Robin Master.
Além da Ferrari, um helicóptero MD 400 e uma Volkswagen Transport 3 da agência de turismo local de Theodore Clavin (TC) amigo de Magnum também apareciam nas histórias.

A série teve oito temporadas, foi produzida de 1980 a 1988 nos Estados Unidos obtendo muito sucesso. Na versão mini os três modelos citados no texto podem ser encontrados na Hot Wheels com um ótimo nível de detalhes.

4. Miami Vice
A cidade de Miami é a terra do sol nos Estados Unidos com belas praias, mulheres lindas e crimes... investigados pelos policiais infiltrados Sony Crockett e Rico Tubbs. Como trabalhavam disfarçados a dupla utilizava roupas da moda, moravam em casas luxuosas, utilizavam grandes barcos e super carros, precisamente Ferraris.
Nas duas primeiras temporadas o modelo utilizado era uma Ferrari 365 GTS Daytona Spyder preta lançada em 1969 com apenas 127 unidades fabricadas.
Da terceira temporada em diante a Daytona foi substituída pela F512 Testarossa branca que era lançamento na época.

A série foi produzida de 1984 a 1989 totalizando cinco temporadas de sucesso, suas histórias com um tom mais sério e uma fotografia com imagens de vários pontos de destaque da cidade de Miami foram um grande diferencial. A Hot Wheels lançou as versões dos dois modelos na série colecionável Retro Entertainment em 2013 com um ótimo nível de detalhes.

5. Casal 20
A série teve a sua primeira temporada exibida no final dos anos 1970, mas foi nos anos oitenta do século XX que se consagrou. Suas histórias giravam em torno do casal de milionários - os Harts que tinham a sua disposição inúmeros carros com destaque para a Ferrari Dino 246 GTS.
A Dino foi lançada em 1972, a versão 246 GTS era um semi-conversível com teto targa que trazia ainda outros mimos para uma carro de Maranello como vidro elétrico, ar condicionado e bancos de couro.
Na série, a Ferrari era utilizada principalmente pelo empresário Jonathan Hart. Como o modelo era apenas um dos disponíveis na garagem do milionário a sua participação ocorriam em alguns episódios.

A série foi ao ar de 1979 a 1984 nos Estados Unidos com um total de cinco temporadas. Mais uma vez a Hot Wheels é quem se destaca com uma versão apresentada na série Retro Entertainment.

6. Os Gatões
As aventuras dos primos Dukes começaram também no final da década de setenta do século XX, nas histórias a dupla se envolvia em uma série de aventuras ao volante do General Lee, um Dodge Charger R/T 1970 que era a dor de cabeça do xerife Bosco.
O Charger se destacava pela cor laranja, o número #01 nas portas, a bandeira confederada no teto e a incrível habilidade de literalmente "voar" e "pousar" com as quatro rodas no chão sem se arrebentar.
Além do General Lee, outros carros se destacaram como o Jeep CJ7 da prima deles - a Dixie que enlouquecia os homens da pequena Hazzard.

A série começou a ser exibida em 1979 e foi até 1984 com um total de cinco temporadas. No mundo das miniaturas o General Lee e os outros carros não aparecem tem vários anos, a última marca a reproduzi-los foi a Johnny Lightning e atualmente essas minis são comercializados no mercado paralelo por valores distintos.

7.  As aventuras de BJ
Explorar as histórias de um caminhoneiro pelas estradas dos Estados Unidos, esse parecia um bom tema, e foi assim que as aventuras de Billy Joe e o seu chimpanzé ganharam as telas da televisão. 
O veículo utilizado pelo protagonista era um Kenworth K-100 com uma imensa cabine estendida e eixo duplo na traseira com dianteira curta.
Os episódios da série tinham como foco a convivência nas estradas com as amizades e rivalidades com outros caminhoneiros, as dificuldades enfrentadas com os ladrões de carga e as encrencas com policias corruptos (eles existem em terras americanas também).

A série foi produzida de 1979 a 1981 com um total de três temporadas apenas. A Hot Wheels lançou a versão K-100 em cima de um modelo exclusivo seu chamado de Thunder Roller na série Retro Entertainment.

8. Os Flintstones e a Turma do Scooby Doo
As animações dos estúdios Hanna-Barbera já estavam na televisão desde anos 1960 com grande sucesso, nos anos 1980 com a consolidação dos aparelhos na casa das pessoas tornaram-se ainda mais populares. 
Para os apaixonados por carros o furgão de Fred da turma do Scooby Doo era um dos mais legais com o seu desenho personalizado na carroceria no estilo hippie.
Outra animação onde os carros se destacam eram os Flintstones com os seus modelos que eram um misto de pedras, madeira e couro com potência gerada pelos pés dos personagens (isso mesmo, tem que correr para impulsioná-los).
A Mystery Machine da turma do Scooby Doo tem vários formatos, dependendo do desenhista da animação, as mais legais foram reproduzidas pela Johnny Lightning e a Hot Wheels, sendo que apenas a versão da segunda pode ser encontrada fácil no mercado. Em relação aos Flintstones, o carro de Fred é o que tem mais aparecido também pelas Rodas Quentes, no entanto, o modelo de Barney foi reproduzido pela Joãozinho Relâmpago no passado, o problema é o preço praticado no paralelo.

Como podem ver boa parte de tudo o que vemos nas lojas atualmente vem dessa época, para quem viveu os anos 1980 ter esses representantes na coleção é a realização de pequenos sonhos. Para os que chegam agora conhecer as suas histórias é importante porque ajuda entender o motivo de fazerem tanto sucesso.

Confira também o Especial a Ascensão dos temáticos na Hot Wheels clicando aqui, os principais fabricantes de minis com o tema Serie de TV e Filmes clicando aqui e a história dos estúdios Hanna-Barbera clicando aqui.

Confira também aqui todos os modelos que já apareceram no blog até o momento.

Comentários

Postagens mais visitadas