Especial As Maletas para Miniaturas de Carros

Uma das maneiras de guardar e transportas as minis na escala 1:64 loose são as maletas, acompanhem.

Os expositores são ótimos para mostrar as miniaturas, mas nem sempre existe espaço em casa ou orçamento para adquirir tantos, mantê-los no blister possui as suas vantagens, só que também ocupam espaço. Por isso uma das melhores formas de guardá-las loose é em maletas.
Maleta de plástico com 15 quadros
Os tipos existentes no mercado brasileiro são variados, sendo feitas de metal, plástico ou madeira. A quantidade de exemplares que acomodam variam, podendo ser de 15 a 100 unidades. De acordo a composição e o número de espaços são definidos os seus preços, vejamos alguns.
Maleta plástica com 24 nichos
As maletas de metal comportam no máximo dezoito minis, são vendidos com a logomarca da Hot Wheels, possuem alça de transporte e devem ficar em pé. São ideais para quem deseja transportar os exemplares para algum lugar, custam em média 100 reais (31,25 dólares).
Maleta de metal - Imagem da Internet
As maletas de plástico são as que possuem maior diversidade, tamanhos e formas. As menores possuem capacidade para transportar até dezoito minis, o plástico é duro na tampa e na base. As maletas médias podem transportar até 24 unidades, sendo 20 espaços com 3,3 cm e 4 com 5,1 cm de largura. As maiores podem acomodar até 52 peças e ficam em pé, as colmeias podem ser retirar e colocadas na parede tornando-se um expositor. Custam em média 30 reais (9,4 dólares).
Maleta de plástico, os nichos podem ser retirados, acomodam até 52 minis
As maletas de madeira podem acomodar até 100 miniaturas, são feitas de MDF e podem ser pintadas de branco ou ficar no estado bruto, também ficam em pé, os quadros ficam na tampa e na base e são ótimas para levar a coleção para exposições ou ficarem expostas. Custam entre 100 e 140 reais (31,25 e 41,75 dólares).
Maleta em MDF com 100 quadros - Imagem Artminis.
Nos Estados Unidos as maletas são muito semelhantes as que são vendidas por aqui, só que lá existem outras opções que não foram projetadas exatamente para receber minis, mas por possuírem espaço suficiente nos quadros estão sendo utilizadas, nesse tipo de produto as portas são duplas, ou seja, abrem de um lado e do outro ficando os compartimentos no centro, podem acomodar até 48 exemplares e custam entre 9 e 12 dólares (29 e 38 reais).
Maleta de plástico com 46 compartimentos e duas portas opostas
Apesar de versáteis e mais procuradas, as maletas de plástico possuem limitações, como a padronização dos quadros que impedem que qualquer miniatura seja colocada, é o caso por exemplo, das picapes com suspensão elevada e/ou compridas, o Dodge Charger Daytona e outros da família Dodge da Hot Wheels que não se encaixam.
Acima o 2006 Dodge Charger da policia 2com quebra-mato da Greenlight é maior que o nicho
Para transportar as minis nesse tipo de equipamento é bom tomar alguns cuidados como: não ficar balançando ou deixando sacudir demais, pois as miniaturas vão ficar batendo a traseira e a dianteira na parede plástica podendo danificar a pintura.
Acima a Ford F-150 da Hot Wheels com pneus de borracha é maior que o compartimento
Enfim, as maletas são ótimas organizadoras de minis, pois podem agrupar as mesmas por modelo, marca ou segmento, e dependendo do tipo vão permitir o armazenamento de um número bem maior de miniaturas por metro quadrado do que se ficassem no blister em caixas, é claro que possuem suas limitações (que poderiam ser resolvidas com a criação de versões especificas), mas no geral são ótimas aquisições.

Comentários

  1. Bela matéria! Achei uma exatamente como precisava, azul com 24 nichos, mas está fora de estoque. Pior que foi a única do modelo que achei... Quem sabe um dia reestoca!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas