Especial Carros Aposentados!? Barn Finds

A quinta parte do especial Carros Aposentados vem com o tema Barn Finds, acompanhem.

Para quem não esta familiarizado, Barn Find é um termo em inglês utilizado para carros de edição limitada encontrados abandonados em algum celeiro, posteriormente o significado foi expandido para garagem, ferro velho e afins. Minis in Foco foi para internet e selecionou seis deles para mostrar, lembrando que o critério utilizado para esta no post é ter uma versão normal em miniatura. Vejamos.

1. Lamborghini Miura
O modelo foi fabricado em 1976 e vendido nos Estados Unidos para uma família de Evanston, Illinois. O supercarro foi utilizado diariamente até meados dos anos 1980 quando por problemas mecânicos e de saúde na família do proprietário foi encostado na garagem. Neste ano o Lamborghini foi retirado, consertado e voltou a rodar nas ruas. Confira aqui a história completa e aqui a versão mini da Matchbox.

2. 1992 BMW M3 E30
As BMW M3 E30 tiveram uma produção limitada de 5.000 unidades, foram criadas para homologá-las para participar de corridas da FIA. Os exemplares da imagem foram encontrados em 2009, o antigo proprietário comprou para os dois filhos pequenos na época como "investimento", como podem perceber estão praticamente novos. Confira aqui a reportagem e aqui a versão mini da Hot Wheels na mesma cor.

3. Shelby Cobra Daytona
O Cobra Daytona foi criado por Shelby para derrotar as Ferrari nas pistas dos anos 1960, poucos foram fabricados e acreditava-se que apenas cinco deles haviam sobrevivido, até este aparecer encostado em uma garagem onde ficou por 30 anos. Atualmente restaurado esta avaliado em 4 milhões de dólares (17,6 milhões de reais em conversão direta). Confira aqui a reportagem e aqui uma das versões mini da Hot Wheels.

4. 1955 Chevrolet Corvette
Esse sonho de consumo fez parte de uma promoção junto com outros 35 Corvette novos realizado no final dos anos 1980 por uma rede de televisão dos Estados Unidos, onde o vencedor levava tudo. A coleção foi sorteada para um carpinteiro de Long Island que a vendeu para um artista plástico chamado Peter Max, infelizmente o projeto artístico nunca se concretizou e essas super máquinas permaneceram "abandonadas" em garagens diversas. Confira aqui como termina essa história e aqui uma versão mini da Hot Wheels.

5. 1969 Ford Torino Talladega
A edição Talladega foi criada pela Ford para homologar a versão de competição da Nascar para época, os grandes diferenciais estavam na dianteira redesenhada para permitir uma melhor performance na pista e o motor V8 428 de 7,0 litros. Apenas 744 unidades foram produzidas e um deles encontra-se pronto para ser restaurado nos arredores de Pella, Iowa. Confira aqui outros modelos aposentados no mesmo lugar e aqui uma das versões mini da Hot Wheels.

6. 1973 Ferrari 246 GT Dino
A Dino foi a divisão criada pelo comendador Enzo para vender as suas Ferrari por um "preço menor" vamos dizer assim. Externamente o desenho era muito semelhante a divisão de luxo, o motor tinha o DNA da marca, só que com seis cilindros em "V". Os modelos dessa marca passaram muito tempo sendo renegadas pela comunidade automotiva por não terem o símbolo do cavalo empinado na carroceria, no entanto, nos últimos anos passaram a se valorizar sendo reconhecidas como ótimos clássicos. Um exemplo é essa Dino chamada de 246 GT que foi encontrada "abandonada" por 39 anos em uma garagem no Reino Unido, retirada do local foi a leilão atingindo o valor de 132 mil libras (aproximadamente 529 mil reais em conversão direta). Confira aqui os detalhes da história e aqui uma versão mini da Hot Wheels.

Interessante conhecer as histórias dessas lendas do passado que por motivos diversos foram largadas em algum lugar para sofrer a ação do tempo ou serem resgatadas por algum apaixonado e retomar a sua glória nos dias atuais.

Confira também aqui os outros especiais da sessão Carros Aposentados!?

Comentários

Postagens mais visitadas