Especial o Desgaste das Minis e como Contornar

Retirar as miniaturas da embalagem tem uma série de vantagens, mas infelizmente também possuem desvantagens, acompanhem.

A grande alegria de um colecionador é quando adquire uma miniatura nova muito desejada, para quem gosta de retirar do blister a emoção é maior ainda, poder tocar, colocar as rodas para girar e depois guardar na estante para que possa ser apreciado.

O tempo passa até que um belo dia se depara com alguns problemas nas minis como: pintura cromada saindo no chassi e/ou nas rodas, pneus ficando moles e manchando o expositor e o chassi de metal com os para-choques com aspecto rugoso ou enferrujado.
'67 Ford Mustang GT500 da Mainline 2010 com rodas cromadas desbotando
Para quem coleciona os modelos básicos da Hot Wheels o desgaste observado tem sido maior nos últimos cinco anos, o cromado presente no chassi de boa parte da linha tem saído poucos meses depois de adquiridos, as rodas tem seguido a mesma deficiência, mas nesse caso outras cores também tem apresentado o mesmo problema.
'68 Ford Mustang GT/CS da Mainline 2012 Matchbox com o anel das rodas e parte do chassi com o cromado desbotando.
Em relação aos pneus de borracha, o problema tem sido observado por alguns colecionadores, os relatos apontam pneus moles, soltando partes e manchando o expositor de madeira quando fica muito tempo parado na mesma posição.
'71 Dodge Challenger R/T da série Garage 2011 com os para-choques de metal "enferrujado".
Os chassis de metal tem apresentado deficiências, principalmente os Hot Wheels, a estrutura fica rugosa parecendo que esta enferrujando.

Como contornar ou evitar esses problemas?
O blog consultou alguns dos melhores customizadores e alguns colecionadores nas redes sociais em busca de respostas para estes problemas. Segundo Luiz Cazuo, customizador e colecionador de São Paulo, as minis da linha básica tem apresentado desgaste prematuro mesmo, isso ocorre porque o cromado utilizado atualmente é uma fina camada, e conforme você fica manuseando diretamente na pintura o desgaste se acelera, Marcelo DT do Clube Hot Wheels Brasil faz a mesma observação, no entanto, salienta que isso tem sido observado em alguns lotes.
'71 Dodge Challenger R/T da série Garage 2011 com os para-choques traseiros com a aparência "enferrujada".
O plástico das miniaturas atualmente é um conjunto de polímeros que podem ter a cor que se deseja, basta realizar a mistura antes de injetar no molde, só que o cromado aparentemente não pode ser feito assim, por isso a pintura é realizada em cima da peça depois de pronta.
Bone Shaker da Mainline 2012 com o cromado desbotando nos canos de descarga, na caveira e nos faróis.
Para Bonfa Customs, outro grande customizador brasileiro, uma forma de se evitar o desgaste do cromado é manter os expositores distante da iluminação direta do sol, evitando também que os pneus aqueçam e acabem ficando moles. Thiago Araujo, outro colecionador, recomenda o manuseio das minis com luvas, principalmente quando as mãos estão suadas para evitar o contato do suor com a mini.
'72 Ford Gran Torino Sport em versão Super da Mainline 2013 com a pintura cromada desbotando
Em relação aos pneus de borracha diretamente no expositor, o melhor é não deixa-los muito tempo estacionado na mesma posição, evitar exposição direta com a luz solar e não deixá-los guardados em lugares excessivamente quentes, pois até mesmo lacrado o problema pode aparecer.
VW Beetle da Mainline 2008 com o para-choque e os faróis de metal desgastados.
Para o aspecto rugoso encontrados nos para-choques com a aparência de enferrujado e desgastado, o melhor seria pintar o chassi com algum verniz transparente para evitar o crescimento do problema.
Laterais com cromados desgastados no Mustang GT/CS da Matchbox.
De qualquer maneira o melhor é estar sempre verificando o estado das minis guardadas fora da embalagem, e tomar muito cuidado ao manusear as básicas, já que pelo valor cobrado o nível de qualidade da pintura utilizada é bem baixa. Em relação aos modelos com detalhes cromados da Hot Wheels e da Matchbox é bom evitar tocar nesse tipo de pintura, principalmente se for um Super.

Mas e vocês, tem observado outros problemas nas minis, além desses relatados? Com relação aos que foram apresentados, teria outras soluções para apresentar? Comente.

Comentários

  1. No caso dos pneus de borracha além de colocar uma folha de papel entre a mini e o nicho. Folha de papel cortado mais ou menos do tamanho do nicho que ocupa evita o problema de reagir a tinta com a borracha.
    Ou de mes e mes hidratar os pneus com um pco de silicone passado com cotonete deixando secar.

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  2. Bom dia Doalcey, gostaria de saber se esses desgastes prematuro nas minis também é observado em minis de outras marcas como Greenlight e M2?

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  3. Bom dia, geralmente é assim. Procura-se uma coisa na WEB, achasse outra. Interessante este BLOG. Esse tópico sobre "degradação de Diecasts" geralmente é recorrente toda vez que, de tempos em tempos a qualidade de determinados fabricantes acabam caindo, mas um fato continua sendo de uma certeza única: a Uréia contida no nosso suor, é o pior vilão para os "tampo Prints" aplicados nas carrocerias, independente de serem em plástico ou zamac pintado, bem como o cromado em plásticos. Quanto aos chassis, partes móveis que vez por outra acabam perdendo a proteção da pintura, também sofrem com a Uréia e por conseguinte, dão este aspecto de "oxidado/enferrujado". E pior do que esta consequência, como acima foi citado, os pneus emborrachados, não só reagem com as pinturas em alguns tipos de expositores/nichos, mas sim se armazenados alguns modelos e inadvertidamente os "pneumáticos" tiverem contato prolongado ( como numa caixa organizadora ) com alguns tipos de pára-brisas de modelos, a reação é igual a um chiclete derretido!!! Muitos colecionadores amigos meus, por questão de espaço, acondicionam em pequenos saquinhos tipo "Zip-Lock" cada modelo individualmente ( o que ando fazendo, atualmente ) e assim "poupando" um pouco mais os detalhes em cada modelo. Parabéns pelo Blog e seu conteúdo de fino trato. M3mourph3us

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  4. Tenho a Enzo Ferrari Super T Hunt de 2007 e mesmo dentro da embalagem, ela perdeu toda a pintura, deixando o zamac visível. Gostaria de poder restaura la...

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