Detalhes nos Carros Reais: Os Faróis

Quinta parte da sessão Detalhes nos Carros Reais que dessa vez tem como tema os faróis, acompanhem.

Os faróis foram pensados como item de segurança nos carros, pois é através deles que o caminho é iluminado a noite ou quando se trafega por lugares com pouca luz (tuneis, por exemplo), só que ao longo do tempo eles se tornaram mais do que isso, representam também a identidade visual dos bólidos marcando muito deles, por isso Minis in Foco separou seis deles para mostrar e falar, vejamos.

2017 Ford GT
O novo GT é encantador, uma obra prima dos engenheiros da Ford, e isso fica evidente nos mínimos detalhes como os faróis que são duas peças retangulares estreitas com lâmpada de LED e linhas diurnas ao redor da lente.


Acima a versão mini da Hot Wheels
Ford GT40 Mk III
Interessante observar a evolução dos faróis, veja os que estão presentes no Ford GT40 Mk III. São grandes, circulares e suas lâmpadas são do tipo halógenas.


Acima a versão mini da Hot Wheels
1954 Porsche 356A
É claro que eles não precisam ser complexos ou sofisticados para serem bonitos, veja os faróis do Porsche 356, são dois - sendo um de cada lado - circulares, grandes e simples que formam um belo conjunto com o restante do carro.


Acima a versão mini da Hot Wheels
1987 Ferrari F40
Em meados dos anos 1980 a Ferrari lançava a F40 um dos seus modelos mais cultuados pelos especialistas e entusiastas. O design da F40 é marcante e chama muito a atenção. No quesito faróis ela foi uma das últimas a vir com o tipo escamoteável que deixa as grandes luzes escondidas. O design era retangular  e composto por um feixe único que se complementava com os auxiliares que ficam expostos abaixo e ao lado das luzes de seta.


Acima a versão mini da Kyosho
2017 Chevrolet Camaro SS
Depois de retornar em grande estilo em 2009 com um estilo retro da primeira geração, o Camaro estreou no ano passado a sexta geração com um visual que é uma evolução da anterior que o deixaram muito bonito e intimidador, um exemplo disso são os faróis com um desenho afinado das lentes que possuem no seu interior as luzes diurnas, a luz de seta e os faróis de LED.


Acima a versão mini da Hot Wheels
1964 Lamborghini Miura
O primeiro esportivo a ser chamado de Supercarro, o Miura trouxe uma série de inovações para a época, e cada uma de suas partes foi minimamente pensada para impressionar, é o caso dos faróis que possuíam grelhas ao ser redor semelhantes a cílios, outra característica era a posição dos mesmos: quando estavam desligados ficavam deitados e quando acionados ficavam na vertical.


Acima a versão mini da Matchbox
Os faróis são parte importante de uma miniatura e fonte constante de queixas dos colecionadores de Hot Wheels, principalmente os modelos da Mainline. E de certa forma a sua ausência realmente compromete a beleza da mini, por isso marcas como a Greenlight, a M2 Machines e a Kyosho investem nas mesmas construindo muitas vezes a peça de plástico, e convenhamos que elas deixam o carro real e sua versão minúscula realmente muito bonita.

Confira também os especiais anteriores clicando aqui.

Comentários

  1. O mais engraçado da ausência de faróis na mainline é justamente ele ter o relevo, ter todos os detalhes menos a pintura... aí eu faço na raça mesmo: palito de dente (os de bambu são os melhores), tinta acrílica (aquela de tecido, ela é barata e se ficar ruim da pra tirar com um pano molhado) e verniz de unha (pra envernizar tudo)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas