Carros reais e suas Minis: Viaturas Policiais

Finalmente o blog resolveu dedicar a sessão as viaturas policiais, acompanhem.

Os carros de policia costumam chamar a atenção nas ruas por uma série de fatores, a principal delas naturalmente é o fator segurança e o temor que provocam naqueles que cometem crimes.

Outras características que despertam os olhares dos apaixonados por veículos são os modelos utilizados para "servir e proteger" e o grafismo utilizado na carroceria. Minis in Foco selecionou seis deles para mostrar e falar, vejamos:

Lamborghini Gallardo LP-560-4 Polizia
A primeira vez que a Lamborghini disponibilizou um dos seus bólidos para a policia italiana foi em 2008, foi uma ação de marketing ótima para ambos. Anos depois a primeira versão foi substituída por uma outra atualizada, sua função principal não é caçar infratores em supercarros, mas fiscalizar o transito, atender chamadas de emergência médica e transportar órgãos para transplante. Sua motorização é composta por um V10 que gera 560 cv de potência com velocidade máxima de 327 km/h.

Versão Hot Wheels da série Speed Machine
Ford Mustang LX
Nos anos 1980 o Mustang se assemelhava mais com um sedan típico da época do que com um legitimo Muscle Car, por isso algumas forças policiais dos Estados Unidos se interessaram em ter o mesmo na frota. A Ford criou então a versão LX destinada para esta função, na imagem você pode observar um deles utilizado pela Policia Estadual de Wisconsin.


Versão Greenlight da série Hot Pursuit
2010 Chevrolet Camaro SS
O Camaro de quinta geração não é necessariamente um veículo para uso diário da policia, a sua principal desvantagem esta no espaço interno que não permite transportar de forma segura suspeitos, no entanto, algumas forças americanas o incorporaram a sua lista para utilizá-lo como uma unidade de divulgação das ações policiais na comunidade e atrair também potenciais interessados em compor as suas fileiras, é o caso desse modelo do departamento de Haltom no Texas.


Versão Greenlight da série Hot Pursuit
1967 Volkswagen Fusca
O Fusca foi utilizado durante muito tempo pelas forças policiais brasileiras - aproximadamente 50 anos -, a seu favor havia a popularidade, o preço e a manutenção barata. No tempo em que os bandidos tinham medo da policia ouvir a sirene da "joaninha" era motivo para sair correndo. O modelo da imagem é da Policia Civil do Estado de São Paulo.


Versão Greenlight da série Collectible '64 da importadora Califórnia Toys
Ford Crown Victoria
Um dos grandes sucessos das forças de segurança dos Estados Unidos foi o "Crown Vic", utilizado durante mais de duas décadas. Mostrar apenas um é muito complicado, pois o carro merece uma sessão exclusiva apenas para si (algo que vai ser providenciado futuramente), por enquanto confira este do FBI - a Policia Federal Americana.

Versão Greenlight da série Hot Pursuit
Subaru Impreza WRX
A policia do Reino Unido é considerada uma das melhores do mundo, e o que a torna assim é basicamente cumprir a sua função da forma mais eficiente possível. Para realizar a locomoção dos seus oficiais ela faz uso de uma série de modelos que vão dos europeus aos japoneses, um exemplo é o Subaru Impreza WRX que é utilizado desde a primeira geração. Nas imagens abaixo a versão de 1998 com a faixa vermelha na lateral e outras quadriculadas azul e branco, e na versão mini um modelo de 2007 com um grafismo semelhante.

Versão Matchbox da Mainline 2008
A lista mostrada é bem eclética, foi do simples VW Fusca ao super com a Lamborghini Gallardo passando por alguns dos Muscle Car mais famosos de todos os tempos, além de mostrar representantes das montadoras japonesas e uma verdadeira lenda do segmento de segurança nos Estados Unidos.

Na escala 1:64 a Greenlight é quem mais se destaca na reprodução de viaturas reais, a Matchbox também tem feito um trabalho nesse sentido, enquanto que a Hot Wheels de vez em quando presta homenagens a alguns departamentos americanos.

Naturalmente o especial não se encerra neste, futuramente outros igualmente importantes estarão sendo mostrados.

* Imagens do originais retiradas da internet.

Comentários

  1. A Maisto de vez em quando também faz miniaturas de carros da polícia. Meu preferido é o Dodge Charger de 2006 que representa a polícia de metrô.

    ResponderExcluir
  2. Alias poderia "refalar" Doalcey pq acredito que ja tenha falado mas é tema de mtos colecionadores.
    Mto bom.
    Providencie outr materia sobre veiculos de policia que sao ficção ou seja imaginados cmo viatura mas nao existem na realidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas