Reflexões: A hora de desfazer da coleção

O título é forte, mas em primeiro lugar eu não estou me desfazendo da minha coleção - particularmente algo muito difícil de acontecer em quanto for vivo. Então por que a reflexão? Acompanhem.

De 2010 para cá houve uma grande expansão do colecionismo em varias partes do mundo, principalmente no Brasil. No nosso caso, a melhora da economia propiciou a muitas pessoas se aventurarem por esse universo, uma parte deles permanecem até o hoje (eu me encaixo nesse grupo) e outros foram ficando pelo o caminho, e quais as justificativas?

A quantidade de respostas é significativa, boa parte deles seguiram o modismo e quando esse passou o interesse foi embora junto com um agravante para estas pessoas: a ideia imaginária de ganhar um bom dinheiro com elas (mas isso é papo para uma outra reflexão).

Os outros motivos envolvem as condições financeiras, o Brasil vive uma recessão profunda iniciada em 2015, após as eleições duvidosas de 2014. Em função disso várias pessoas viram nas miniaturas uma forma de conseguir uma grana para pagar as contas.

Outra colocação é a mudança de foco na coleção, uma boa parte mudou de escala, tema ou marca de minis, outros mudaram de cidade ou país e sem espaço para guardá-las resolveu vender. Tem ainda o desgosto com os caminhos atuais do hobby com um mercado paralelo cada vez mais especulativo - principalmente com os Hot Wheels.

Como puderam ler justificativas não faltam, coloqueis apenas algumas, e acredito que para boa parte dos que tiveram que tomar essa decisão a "dor no coração" tenha sido imensa, por isso sou compreensível com a maioria delas. No entanto, aquela que me tira do sério mesmo são os "modinhas" que acharam que se tornariam "ricos", que se iludiram com os papos de "raridades caras", e que no final só contribuíram para o colecionismo se tornar a m**** que esta atualmente - só que isso é conversa para um outro post.

Mas e vocês o que acham dessa história de se desfazer da coleção? Comentem.

Comentários

  1. Parar!!!??? Nem passa pela minha cabeça....mesmo com todas as dificuldades já relatadas....grande abraço, amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Não paro! A mafia das caixas fechadas não me incomoda, até porque os TH na grande maioria são muitos feios. Os egoístas e malandros podem "morrer " com seus estoques de raridades instantâneas. A Mattel sempre relança as raridades instantâneas e só esperar! Boa reflexão amigo!

    ResponderExcluir
  3. Eu coleciono a mais de 30 anos. A mudança de foco aconteceu comigo, pois colecionava várias coisa ao mesmo tempo. Depois de desfazer de algumas coleções, fiquei só com a de miniaturas.
    Eu coleciono para mim mesmo, compro o que gosto, em várias escalas, sem neura de marca. E fico chateado com.os especuladores que minimizam as chances dos colecionadores conseguirem achar, e cobram um preço exorbitante dos apaixonados. Mas a culpa é de quem compra!!! O legal não é só possuir a mini, e ter conseguido achar ela, na raça, isso cria um vínculo legal com as minis. Quanto a vender, sinceramente, como última opção num momento de extrema necessidade.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, um colecionador vende a coleção e, no fim das contas, recupera o equivalente ao que gastou + a taxa da inflação. E é isso.

    ResponderExcluir
  5. Comecei a colecionar 1:64 a mais ou menos 12 anos (hoje tenho aproximadamente 600) mas muito antes disto eu me dediquei ao plastimodelismo de carros 1:20 e 1:24, por problemas de espaço e mudança de cidade, acabei por "abandonar" minha coleção (guardadas até hoje em caixas), mas, somente mudei de escala adotando a mesma temática. Os 1:43 são lindos e, dependendo da marca, possuem um nível de detalhamento fantástico, ocupam pouco espaço, mas os melhores são muuuuuito caros..., mas não me desfiz de minha coleção 1;43, então descobri o colecionismo em 1:64 e mudei mais uma vez de escala, não sigo modinhas nem tenho um tema fixo, meu tema é: aqueles que eu acho bonitos. Aí concluo que, salvo necessidades financeiras muito grandes um colecionador de verdade jamais vai se desfazer de sua coleção, o que aconteceu foi uma seleção natural após um inchaço artificial (a modinha) alimentada ainda pelos bobos que acham que vão ficar ricos rapelando prateleiras de "cartelas verdes".

    ResponderExcluir
  6. Ótimo tema.

    Coleciono muscle car e pickup, mas no momento estou mais seletivo.

    Antes queria todas as cores disponíveis, mas agora fico somente com aquelas que me agradam...

    Então, vendo aquelas que não me agradam mais, mas não para obter lucros, mas como capital para futuras aquisições...

    É isso ...

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas